Home » Sítios & Viagens » Viagens » Novo Airbus da TAP batizado D. Maria I
A TAP batizou hoje o novo Airbus A330neo com a matrícula CS-TUA, com o nome “D. Maria I”, em homenagem a uma das grandes rainhas de Portugal.

Novo Airbus da TAP batizado D. Maria I

A TAP batizou hoje o novo Airbus A330neo com a matrícula CS-TUA, com o nome “D. Maria I”, em homenagem a uma das grandes rainhas de Portugal.

D. Maria I, filha primogénita de D. José I, recebeu o título de Princesa do Brasil quando o pai, foi aclamado rei, em 1750. O avião que a homenageia integra a frota do Longo Curso da Companhia, voando assim também para o destino que lhe conferiu o título de princesa, o Brasil, até à sua aclamação como rainha, em 1777.

O reinado de D. Maria I ficou marcado pela aposta na cultura e na ciência com o envio de missões científicas para o Brasil e para África, em países como Angola, Cabo Verde e Moçambique. Bem como, pela aposta na educação através da criação e dinamização de instituições como a Academia Real das Ciências, a Academia de Marinha, a Biblioteca Publica, a Casa Pia, entre outras.

O “D. Maria I” vai atravessar o Atlântico pela primeira vez, esta quarta-feira, no no voo TP259 com destino a Toronto, no Canadá.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.