Home » Sítios & Viagens » Noticia de Turismo » O Algarve consolida resultados turísticos segundo o INE

O Algarve consolida resultados turísticos segundo o INE

A Região de Turismo do Algarve, regista com agrado os dados referentes a 2018, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, que confirmam a consolidação da atividade turística na região, com um desempenho muito positivo registado ao longo dos últimos anos, verificando-se um aumento homólogo dos proveitos totais de 4,7%, para 1081 milhões de euros, e do número de hóspedes de 1,5%, para 4,2 milhões de hóspedes, apesar da ligeira descida nas dormidas registada no último ano, em -1%, para um total de 18,8 milhões de dormidas.

Para João Fernandes, presidente da Região de Turismo, “os resultados finais da atividade turística são francamente positivos, num ano que se antevia muito difícil para o turismo no Algarve». O atual lider da RTA, acrescenta que: «é importante realçar que a comparação apresentada pelo INE é feita em relação a 2017, o melhor ano de sempre do turismo na região, pelo que as metas atingidas em 2018 demonstram a forte resiliência de toda a estrutura do setor“.

Proveitos

Os proveitos totais aumentaram 6% a nível nacional, para 3,6 mil milhões, com o Algarve a representar uma quota de 30% e um total de 1081 milhões de euros (+4,7%). Na região, os proveitos por aposento atingiram os 790,7 milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 3,4%.

Hóspedes

Em território nacional os estabelecimentos de alojamento turístico receberam um total de 21 milhões de hóspedes em 2018 (+1,7%), com o Algarve a conquistar uma quota de 20% e um total de 4,2 milhões de hóspedes (+1,5%), revelam os dados do INE.

Dormidas

No país, os estabelecimentos hoteleiros registaram um total de 57,6 milhões de dormidas, valor idêntico ao do ano anterior. A quota de mercado na região algarvia ascendeu a 32,7%, totalizando 18,8 milhões de dormidas (-1%). De registar o desempenho positivo do mercado interno no Algarve, que registou um crescimento de 9,9% (a maior taxa de crescimento a nível nacional) e um total próximo dos 4,4 milhões de dormidas. Os estrangeiros totalizaram 14,4 milhões de pernoitas no destino em 2018 (-3,9%).

Aeroporto

O Aeroporto Internacional de Faro atingiu, em 2018, um volume de passageiros movimentados perto dos 8,7 milhões, registando uma ligeira variação de meio ponto percentual abaixo dos resultados do ano passado. Desempenho positivo foi registado no volume de passageiros nacionais (+6,0%) e oriundos de mercados como a França (+26,0%) e a Irlanda (+2,2%). Igualmente positivo foi o resultado da Itália, cujo número de passageiros cresceu acima dos 200%. Em contraponto, foram registadas descidas em passageiros movimentados de mercados como Alemanha (-0,7%), Reino Unido (-5,7%) e Holanda (-6,1%), que continuam a ser os mercados que mais passageiros movimentam.

(Fonte: ANA – Aeroportos Algarve)

Golfe

No golfe, os resultados voltaram a ser positivos, registando um número de voltas acima dos 1,3 milhões, ligeiramente abaixo do ano passado (-0,9%). Um aumento significativo do número de voltas foi registado nos meses de novembro (+7,0%), janeiro (+6,1%) e fevereiro (+5,5%).

(Fonte: Associação Algarve Golfe)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.