Home » Cultura » Cinema » O filme “Pedro e Inês” volta a estar disponível para as Escolas
O filme “Pedro e Inês” volta a estar disponível para as Escolas

O filme “Pedro e Inês” volta a estar disponível para as Escolas

A Associação Cultural “Zero em Comportamento”, responde ao pedido de muitos professores, escolas e alunos, retomando por todo o país, as sessões de cinema com o filme “Pedro e Inês”, baseado na obra “A Trança de Inês”, de Rosa Lobato de Faria.

Segundo a Zero Comportamento, em Outubro passado, mais de 5400 os alunos assistiram à exibição do filme, pretendemdo-se que esse número seja agora superado. O filme “Pedro e Inês” é relevante para as disciplinas de Português, História e Filosofia, a partir do 9.º ano.

PORTUGUÊS

• O episódio de Inês de Castro é estudado nos Lusíadas nos 9º e 10º anos;
• Nos 11.º e 12.º anos, fomenta-se a escrita de crítica a filmes (após visionamento), com o fim de produção de texto de opinião pelos alunos.

HISTÓRIA

• No 3.º ciclo, os conteúdos programáticos abordam o período da Idade Média, enquadrando os séculos XII a XIV (tempo recriado no filme);
• No 12.º ano, o módulo 4 inclui a abordagem sociopolítica da Idade Média (tema amplamente abordado no filme).

FILOSOFIA

• o 10.º ano, no capítulo II – A Ação Humana e os Valores – nomeadamente nos pontos 3 – Dimensões da ação humana e dos valores; e 3.1. A Dimensão Ético-política.
• No 10.º ano, na unidade V, um dos temas opcionais de estudo é “A Responsabilidade Ecológica” (tema abordado na comunidade de futuro do filme);
• No 11.º ano, na unidade IV, ponto 3, estudam-se “Temas/problemas da cultura científica- tecnológica”;
• No 11.º ano, na unidade V, ponto 3. “A filosofia e o sentido”; 3.1. “Finitude e temporalidade”; 3.2. “Pensamento e memória”;
• No 12.º ano, módulo 3, estuda-se a obra “Verdade e política” de Hannah Arendt.

As escolas e professores interessados deverão enviar um email para servicoeducativo@zeroemcomportamento.org manifestando o interesse.

Sobre a Zero em Comportamento:

Um dos objectivos da Zero em Comportamento – Associação Cultural é tornar acessíveis ao grande público filmes e realizadores que se preocupam com o conteúdo dos seus filmes, promovendo a pluralidade cultural e contribuindo para o desenvolvimento e educação do espectador, por forma de enriquecer a sociedade.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.