Home » Saúde » O Fumador está mais exposto à doença periodontal

O Fumador está mais exposto à doença periodontal

A doença periodontal avançada é um dos malefícios atribuidos ao tabagismo. Está comprovado que os fumadores estão mais expostos, numa escala de risco de desenvolvimento da doença, de quatro para um, quando comparado com não fumadores.

Consultar o dentista regularmente, assegurar uma correta higiene oral e preferir dentífricos enriquecidos com vitamina B e Potássio, que fortalecem e reparam as gengivas, são alguns dos cuidados que podem melhorar a saúde oral dos fumadores.

Entre os efeitos nocivos do tabaco, entre os quais se contam a morte de 6 milhões de fumadores e não fumadores, os danos ao nível cardiovascular e respiratório, são também conhecidas as consequências ao nível da saúde e higiene oral: desde manchas no esmalte, halitose ou problemas nas gengivas, o tabaco representa uma ameaça na saúde bucal.

Apesar de deixar de fumar ser uma decisão benéfica para a saúde, no período de cessação tabágica pode verificar-se um aumento das úlceras orais. Ao eliminar o consumo de tabaco, o fluxo sanguíneo na boca aumenta, potenciando em alguns casos o aparecimento de úlceras.

Como explica Vera Henriques, médica dentista, “deixar de fumar é sempre a melhor opção para a saúde, de um modo geral. No entanto, podem verificar-se alguns incómodos decorrentes do aumento do fluxo sanguíneo na boca, tais como úlceras ou sangramento. Para evitar ou diminuir este efeito, é essencial escovar os dentes com cuidado, com escova de dureza média ou baixa e optar por dentífricos enriquecidos com vitamina B5 e sem SLS (Lauril Sulfato de Sódio). Existem várias opções disponíveis no mercado, tal como Yotuel Pharma, sendo fácil encontrar soluções adequadas.”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.