Home » Ciência & Tecno » O Grupo ISQ participa na construção do maior telescópio óptico

O Grupo ISQ participa na construção do maior telescópio óptico

O Grupo ISQ vai participar na construção do maior telescópio óptico e de infravermelhos do mundo, o European Extremely Large Telescope (E_ELT), um projecto que levará nove anos a ficar operacional e envolverá um orçamento aproximado de mil milhões de euros.

Este contrato assinado com o ESO, o Observatório Europeu do Sul, valida a confiança que o ESO coloca nas competências do grupo ISQ, devido à relação de parceria existente na última década.
No caso do E_ELT o ISQ participará ao nível da Gestão e Garantia da Qualidade na construção de infra-estruturas complexas, inspecções técnicas e engenharia de um novo telescópio óptico terrestre, cuja dimensão, complexidade e tecnologia não tem paralelo.

Neste projecto o ISQ irá apoiar o ESO na Garantia da Qualidade da construção e montagem, Quality Assurance/Quality Control – QA/QC, junto dos fabricantes das estruturas e dos sistemas mais críticos.

Uma vez que as diferentes partes do Telescópio serão feitas por toda a Europa e Brasil, o ISQ, acompanhará as acções consideradas críticas e que dizem respeito ao processo de construção, transporte, montagem e aceitação final.

No caso concreto da construção do espelho principal, que será constituído por 800 pequenos segmentos hexagonais, o ISQ será responsável por todo o acompanhamento, desde o fabrico dos hexágonos, ao seu transporte, montagem e testes finais.

O Grupo ISQ é a maior organização privada tecnológica de prestação de serviços com sede em Portugal. Fundado em 1965, actua em mais de 20 países espalhados por 4 continentes. Dedica-se à prestação de serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.