Home » Cultura » Geral » O Oriente de que as Óperas falam no Museu do Oriente

O Oriente de que as Óperas falam no Museu do Oriente

A ópera regressa a Lisboa com o início de mais uma temporada lírica, sendo por isso o mote para um novo ciclo de visitas temáticas no Museu do Oriente, ”O Oriente de que as Óperas falam”.

A primeira que tem lugar esta sexta-feira, 23 de Outubro, pelas 19.30, é dedicada à “Madama Butterfly”, de Giaccomo Puccini, seguindo-se a 27 de Novembro, “Lakmé”, a Índia durante o domínio britânico, de Léo Délibes (1836-1891).

Nestes percursos pelas colecções do Museu, os visitantes são convidados a descobrir o Japão e a Índia imaginados por libretistas e compositores do Ocidente.

“Madama Butterfly”, uma ópera em três actos de Giacomo Puccini (1858-1924) com libreto de Giuseppe Giacosa e Luigi Illica, narra a história de amor protagonizada por Pinkerton, um tenente da Marinha norte-americana, e a jovem geisha Cio-Cio San, a mais trágica heroína de Puccini e a sua favorita.

Aspectos como o choque de culturas, o peso da tradição, a pressão social e familiar e mesmo a tensão religiosa, compõem o pano de fundo desta narrativa onde Ocidente e Oriente se encontram e desencontram e que serão abordados, nesta visita, através de peças do Museu.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.