Home » Municipios » O Tapete está na rua em Arraiolos
O Tapete está na rua em Arraiolos

O Tapete está na rua em Arraiolos

O Centro Histórico de Arraiolos é palco de mais uma edição d´O Tapete está na rua’2019″, iniciativa que celebra de 5 a 10 de junho, o mais genuíno Tapete de Arraiolos, ícone do artesanato do concelho.

Para Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, o objetivo deste evento visa “promover e defender o Tapete de Arraiolos, dinamizar a economia local, bem como dar a conhecer o nosso património histórico e cultural e a nossa gastronomia é determinante para o concelho, numa perspetiva de potenciar o setor turístico em todas as suas vertentes.”

A autarca que presidia à apresentação do programa, considerou que “o efeito positivo para Arraiolos é um contributo para importante para as empresas locais e na afirmação do concelho, reconhecido pela origem na nossa Vila do Tapete de Arraiolos, destacando que o município leva por diante uma ação continuada na requalificação urbana. Neste contexto é incluído o Centro Histórico de Arraiolos onde o objetivo fundamental é a melhoria da qualidade de vida dos residentes e maior capacidade de atracão para visitantes, sem perder de vista a animação que lhe dá vida, que mostra o que de melhor há na nossa cultura, na nossa forma de estar e de bem saber receber”.

Arraiolos tem muito para mostrar, monumentos, as ruínas romanas na aldeia de Santana do Campo, o Convento dos Lóios (Nª Sra da assunção), a Igreja da Misericórdia e a sua azulejaria do Séc. XVII, mas também o “Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos” e o “Centro Interpretativo Mundo Rural Vimieiro”.

A gastronomia Arraiolense está presente nos estabelecimentos de restauração, permitindo uma viagem interessante aos sabores tradicionais, onde se podem descobrir os pratos característicos da cozinha arraiolense e alentejana.

Na mesa do concelho, o visitante encontra o melhor dos vinhos, os enchidos, os queijos e o mel, a Empadas de Arraiolos®, os doces conventuais, as cavacas de Vimieiro e os pasteis de toucinho, bem como outros sabores onde se reconhece a identidade de Arraiolos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.