Home » Máquinas & Motores » Automóveis » O ZOE da Renault equipado com materiais reciclados
O ZOE da Renault equipado com materiais reciclados

O ZOE da Renault equipado com materiais reciclados

O novo ZOE da Renault, já vem equipado com materiais que reduzem a pegada de carbono em 60%, face aos métodos de fabrico da componente textil, utilizado na atualidade.

Em 2015, o Grupo Renault iniciou o projeto “àfiler” (“fiar”), em parceria com a Filatures du Parc e a Adient Fabrics, para desenvolver e fabricar um produto têxtil distinto e inovador, feito exclusivamente de materiais reciclados.

Comprometido com a estratégia de integração crescente de materiais reciclados nos seus automóveis, o Grupo Renault, já equipa o novo ZOE com este inovador e patenteado produto têxtil, fabricado a partir de cintos de segurança, de desperdícios têxteis e da reciclagem de garrafas de plástico.

O processo tem início na Renault Environment, uma subsidiária do Grupo Renault criada em 2008, que se dedica à economia circular, na recolha de materiais que se destinam a uma “segunda vida”, como os desperdícios dos cintos de segurança ou resultantes da produção de outras fibras “virgens” para o sector automóvel.

Graças ao apoio técnico e financeiro deste projeto, a Les Filatures du Parc, desenvolveu uma nova linha de “desfibramento” industrial, adaptada à robustez e resistência dos cintos de segurança, um passo decisivo na preparação da matéria prima e na otimização do comprimento das fibras.

Depois de cortadas e retalhadas, as fibras têxteis, oriundas dos cintos de segurança, são misturadas com as fibras de poliester resultantes das garrafas plásticas que vão garantir a coesão da mistura de fibras, antes de passarem aos processos de cardação seguintes.

As tradicionais técnicas de cardação permitem obter um novo fio de tecelagem sem o recurso a qualquer transformação química ou térmica, desembaraçar e dividir, esticar, alinhar paralelamente e, por fim, torcer as fibras já completamente limpas de impurezas.

Este fio cardado 100% reciclado e patenteado em conjunto pelo Grupo Renault e pela Filatures du Parc, é aplicado no fabrico dos estofos e acabamentos interiores dos automóveis da marca.

Além das fibras recicladas, o Grupo Renault está a implementar muitos outros ciclos curtos e mais fechados para materiais como o cobre, plástico, platinoides e metais ferrosos ou não ferrosos.

O novo ZOE incorpora 17,5 kg de plásticos reciclados, alguns dos quais são utilizados, pela primeira vez na gama, em partes visíveis do habitáculo, por exemplo, bancos e vários elementos na zona do habitáculo.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.