Home » Municipios » Obras de abastecimento de água no Municipio de Castro Marim
Obras de abastecimento de água no Municipio de Castro Marim

Obras de abastecimento de água no Municipio de Castro Marim

Já tiveram início as obras de abastecimento de água a 28 povoações do concelho de Castro Marim, um projeto de infraestruturas apoiado pelo programa PO SEUR o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, resultante da aprovação da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Castro Marim em agosto de 2016.

A execução deste projeto permite o abastecimento de água, em quantidade e qualidade, a populações das freguesias rurais ainda não servidas. A intervenção permite a articulação entre a vertente em alta e a vertente em baixa, configurando as infraestruturas municipais de modo a permitir a ligação eficaz aos Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Águas do Algarve.

São 4 milhões de euros de investimento, que concretizam que o abastecimento de água domiciliário chegue a 50% da população do concelho ainda não servida. Além do desenvolvimento e melhoria das condições de vida da população residente, a concretização deste projeto representa também uma indiscutível valorização do interior do concelho de Castro Marim, funcionando como fator de atratividade a novos residentes e como alavanca da economia local, nomeadamente no setor do turismo.

Com este projeto vão ser abastecidas as seguintes povoações: Portela Alta de Cima, Portela Alta de Baixo, Murteira de Cima, Murteira de Baixo, Sentinela, Eira Grande, Piçarral, Quebradas, Choça Queimada, Casa Branca, Brenhosa e Corujos, numa 1ª fase, e posteriormente as povoações de Magoito, Alcaria da Arraia, Alta Mora, Nora Nova, Nora Velha, Monte das Pereiras, Casa Nova, Monte da Estrada, Pernadeira, Funchosa de Cima, Funchosa de Baixo, Cabacinhos, Vales, Alfarrobeira, Fernão Gil, Soalheira, Eira Verde, Casa Velha, Corte Pequena e Casas Novas.

O projeto foi candidatado ao programa PO SEUR no montante máximo possível nos termos do aviso para o abastecimento de água, sendo que a componente de saneamento não era elegível. É um investimento articulável com as intervenções levadas a cabo e permite o fornecimento de água até Alta Mora, a fronteira poente do concelho de Castro Marim, ou seja, um canal de adução com cerca de 54 km de condutas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.