Home » Cultura » Artes Plásticas » Oficinas “Milreu e as Artes da Cal” em Estói no Algarve
Oficinas "Milreu e as Artes da Cal" em Estói no Algarve

Oficinas “Milreu e as Artes da Cal” em Estói no Algarve

As Ruínas Romanas de Milreu acolhem o projeto “Milreu e as Artes da Cal”, iniciativa integrada no programa DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos, direcionada para a Escola Poeta Emiliano da Costa, de Estoi, que resulta de uma parceria entre a Direcção Regional de Cultura do Algarve e a QRER – Cooperativa para o desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade.

Com uma primeira parte que teve lugar em sala de aula no dia 8 de maio, onde os alunos entraram em contacto com os materiais e aprenderam a confecionar argamassa de cal para aplicar em pequenos painéis decorativos, a oficina “Cores e Linhas: as composições de Milreu em pintura a fresco” acontece no próximo dia 15 de maio, às 14h30. Nesta atividade, as cores e as formas geométricas dos mosaicos romanos de Milreu são o mote para uma experiência de pintura a fresco, onde os participantes são convidados a realizar uma pequena peça decorativa, utilizando técnicas e materiais da pintura mural, tendo como motivos inspiradores os elementos decorativos presentes em Milreu.

Como a sua designação indica, as pinturas são elaboradas sobre a superfície do suporte de argamassa de cal enquanto esta ainda se encontra fresca. Deste modo, durante o processo de carbonatação da cal, secagem da pasta e progressivo endurecimento, ou cura da cal, essa superfície incorpora a tinta feita do mesmo material e os seus pigmentos coloridos, fixando a pintura de um modo mais eficiente que as outras técnicas e promovendo cores vivas e resistentes.

No dia 15 de maio, os alunos vão aprender a confecionar as tintas de cal e decorar painéis com pinturas inspiradas nos motivos decorativos presentes nas ruínas. Durante o processo, os alunos poderão compreender o ciclo da cal e as possibilidades de uso dos materiais.

O projeto “Milreu e as Artes da Cal” regressará às Ruínas Romanas de Milreu no próximo ano lectivo, com a oficina “Composições geométricas em esgrafito” no dia 2 de outubro e a oficina “Ritmo, repetição e padrões”, ainda a calendarizar.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.