Home » Máquinas & Motores » Os Belgas são os maiores fãs do Mustang na Europa
Os Belgas são os maiores fãs do Mustang na Europa
Os Belgas são os maiores fãs do Mustang na Europa

Os Belgas são os maiores fãs do Mustang na Europa

A Belgica é o País europeu onde se encontram para já, os maiores entusiastas do novo Ford Mustang, o que ninguém diria, porque não se imagina aquele país primeiro lugar em matéria de automóveis desportivos, mas são, de facto, os condutores belgas quem mais se tem apaixonado pelo novo Ford Mustang, segundo a Ford Europa.

Dos mais de 21.000 novos Mustang que a Ford comercializou em toda a Europa, 1.600 destinaram-se a entusiastas belgas, num rácio de 1 para 4.693 condutores, de um total de 7.659.000 encartados do país. É uma proporção muito maior do que a registada em qualquer outro ponto da Europa.

Já a Alemanha e a Grã-Bretanha representam, em conjunto, mais de metade dos novos Mustang vendidos desde que a geração actual foi colocada à venda no Velho Continente, no ano passado, uma estreia desde o lançamento do modelo original nos EUA, em 1964. Os condutores alemães compraram 7.281 Mustang (1 em cada 7.700 condutores do país) e os britânicos adquiriram 4.761 unidades (1 em cada 7.743).

França surge na 3ª posição, com 2.126 unidades vendidas e a Bélgica no 4º lugar, sendo este um dos países com menor população, numa lista que inclui a República Checa, a Suécia e a Suíça, os quais registam uma grande procura daquele que, no ano passado, foi o coupé desportivo mais vendido do mundo.

Em Portugal, até à data e desde o seu lançamento em finais de 2015, a Ford Lusitana já vendeu 100 unidades do novo Mustang, 76 da versão fastback e 24 da versão convertible.

“O Mustang é um automóvel que tem um enorme e apaixonado número de seguidores em toda a Europa, desde fãs, a clubes de entusiastas, passando por numerosos encontros Mustang,” refere Laurent Charpentier, Director Geral da Ford Bélgica. “É um desportivo como nenhum outro, um automóvel por que alguns fãs belgas esperaram toda a sua vida, literalmente!”

A Bélgica tem um caso de amor de longa duração com automóveis e velocidade. O famoso circuito de Spa Francorchamps foi um dos primeiros traçados de competição a receber corridas de Fórmula 1, para além de que o seu piloto Jacky Ickx venceu as 24 Horas de Le Mans em seis ocasiões, uma delas ao volante de um Ford GT-40, para além de ter garantido, ao longo da sua carreira, 25 pódios na F1 e ter vencido o Rally Dakar.

Entre os maiores fãs desta nova geração está o confesso “Maluco por Mustangs”, Adelbert Engler de seu nome, ele que reuniu uma colecção de nada menos do que 5.500 exemplares Mustang à escala em sua casa, em Heusden Zolder, nela integrando vários modelos clássicos em tamanho normal.

“De entrevistas, filmes e vídeos de música a apresentações, aniversários e exposições, reuni toda a minha colecção de Mustangs ao longo dos anos,” comentou Engler, ele próprio impacientemente à espera da entrega de um Mustang fastback amarelo, equipado com o motor 2.3 EcoBoost.

Os clientes europeus do Mustang podem optar pelo motor V8 de 5.0 litros (o mais popular com 64% das vendas) ou pelo bloco 2.3 EcoBoost (o mais escolhido no sul da Europa). Em termos de carroçaria, a proposta fastback reúne 72 por cento das preferências, face à versão convertible. Vermelho, cinzento e preto são as cores mais populares até à data.

No presente ano e até à data, comparativamente ao ano passado, as vendas de modelos Ford Performance na Europa, duplicaram, catálogo que inclui o modelo Mustang, mas também o Focus RS, Focus ST e Fiesta ST.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.