Home » Atualidade » Nacional » PAGE da Universidade de Coimbra acompanha jovens em risco
PAGE da Universidade de Coimbra acompanha jovens em risco
PAGE da Universidade de Coimbra acompanha jovens em risco

PAGE da Universidade de Coimbra acompanha jovens em risco

A Plataforma de Apoio a Jovens Ex-Acolhidos (PAJE), lançada por João Pedro Gaspar, investigador da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), está a acompanhar duas dezenas de jovens de todo o país, saídos de instituições de acolhimento.

Na sua maioria, os jovens requerem apoio nas diferentes áreas de atuação da PAJE, tais como saúde, educação, financeira, psicológica e outras. Devido à natureza dos casos, a Plataforma está a prestar um acompanhamento prolongado porque, explica João Pedro Gaspar, «são situações muito complexas que não têm resolução com uma intervenção única.»

Por exemplo, esclarece o investigador da UC, «temos o caso de um jovem que nos procurou numa situação de desespero, verbalizando mesmo a palavra suicídio, não possuía cartão do cidadão, tinha medicação psiquiátrica imprescindível para comprar e que já não tomava há mais de um mês por falta de dinheiro, dois processos judiciais em curso, sendo que um deles era grave e urgente, correndo o risco de ser preso, sem habitação, numa situação de desemprego, com baixa autoestima, sem autoconfiança e com défices de competências sociais e emocionais.»

Também o número de voluntários na plataforma triplicou, passando de 10, na fase de arranque, para 30 voluntários atualmente. A colaboração é muito variada, desde a organização de eventos e divulgação da PAJE até ao acompanhamento dos casos, entre outros serviços.

O responsável da PAJE realça ainda que «temos sido contactados por organizações nacionais de diferentes áreas no sentido de se inteirarem sobre o projeto e de estabelecer eventuais protocolos. Além destes, outros contactos estabelecidos por empresas já originaram uma dezena de parcerias em áreas como a saúde, restauração, educação, arte e cultura. Também a nível internacional já fomos contactados por algumas organizações de apoio a jovens e com quem temos articulado de forma a estabelecermos parcerias.»

No entanto, a PAJE necessita de angariar fundos para cumprir os seus objetivos e satisfazer as necessidades dos jovens que a procuram. Por isso, vai marcar presença em várias iniciativas previstas para os próximos meses na cidade e na região de Coimbra, e promover um vídeo de sensibilização junto da população: https://youtu.be/meqna4STAPA.

A PAJE pretende igualmente realizar ações de formação e de sensibilização junto dos jovens ainda acolhidos e dos seus cuidadores, fomentando a autonomização dos primeiros e a qualidade do acolhimento. Em paralelo, aproveitando a égide da Unidade I&D da Universidade de Coimbra – Instituto de Psicologia Cognitiva (IPCDHS/FCT), irão ser desenvolvidos estudos e projetos de investigação, perspetivando conhecer a realidade atual neste domínio.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.