Home » Atualidade » Nacional » Papa Francisco canoniza os Pastorinhos na Cova de Eiria
Comboios especiais para Fátima a 12 e 13 de maio
Papa Francisco "peregrino da esperança da paz" em Portugal

Papa Francisco canoniza os Pastorinhos na Cova de Eiria

O Santuário de Fátima recebe hoje e amanhã milhares de peregrinos, que se deslocam, utilizando todos os meios, mas muito especialmente a pé, vindos de todo o país e do mundo, para cumprirem as promessas feitas em algum momento da vida ou para vivenciarem o momento, mas também para saudarem o Papa Francisco.

O Papa Francisco desloca-se a Fátima na sua primeira visita, na condição de ‘peregrino da paz’, onde vai canonizar os pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto, quando se celebra o Centenário das Aparições.

Francisco chegou à Base de Monte Real em vôo da Alitália, de onde seguiu em helicóptero para Fátima, depois do encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e da “visita à Capela da Base Aérea, onde rezaram Paulo VI (1967) e João Paulo II (1991)”.

A Missa a que o Papa vai presidir no Sábado 13 de maio, inclui, no seu início, o rito de Canonização de Francisco e Jacinta Marto.

A procissão de entrada inclui o andor com a imagem de Nossa Senhora e os dois relicários em forma de candeias com as relíquias de Francisco e Jacinta, transportados pela postuladora da Causa da Canonização dos dois Pastorinhos, irmã Ângela Coelho, e pelo assessor da Postulação, Pedro Valinho Gomes, ladeados por cerca de 20 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos.

Antes da ladainha dos santos, com referências a várias figuras portuguesas, o bispo de Leiria-Fátima pede formalmente ao Papa que os dois pastorinhos sejam inscritos no “catálogo dos santos” e apresenta uma breve biografia de ambos.

Francisco profere, em seguida, a fórmula de canonização, em português: “Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e Nossa, depois de termos longamente refletido, implorado várias vezes o auxílio divino e ouvido o parecer de muitos Irmãos nossos no Episcopado, declaramos e definimos como Santos os Beatos Francisco Marto e Jacinta Marto e inscrevemo-los no Catálogo dos Santos, estabelecendo que, em toda a Igreja, sejam devotamente honrados entre os Santos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

Agência Ecclésia

Segundo a nota da Santa Sé, o Papa Francisco regressa a Roma na tarde de Sábado, tem horário de partida prevista para as 15H00, devendo chegar ao aeroporto de Aeroporto de Ciampino em Roma por volta das 19H05, hora italiana.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.