Home » Atualidade » Internacional » Petição pelo fim da brutal repressão chinesa no Tibete

Petição pelo fim da brutal repressão chinesa no Tibete

O monge budista Tenzin Delek Rinpoche que ajudou a construir mosteiros e escolas no Tibete, trabalhando em projectos ambientais locais, irritou as autoridades chinesas devido à crescente influência que ganhou junto das comunidades tibetanas, foi preso e torturado durante treze anos numa prisão chinesa e à semelhança de muitos outros, morto em circunstâncias suspeitas.

Um dia depois de sua morte, milhares de Tibetanos manifestaram-se frente aos gabinetes do governo chinês na região, exigindo a devolução à família, do corpo de Tenzin Delek Rinpoche, para que esta realizasse um funeral condigno.

Mas como resposta, a polícia atacou as manifestações, disparando tiros para o ar, lançando gás lacrimogêneo e agredindo violentamente os manifestantes, numa tentativa de os dispersar, acabando por prender a irmã e a sobrinha de Tenzin, que ainda se encontram em local desconhecido.

Segundo as organizações dos direitos humanos no Tibete, as autoridades cremaram o corpo de Tenzin contra a vontade da família e em seguida, entregaram as cinzas aos parentes, acompanhadas de uma arma, ação que foi entendida como mais uma ameaça.

Com a chegada ao poder do presidente Xi Jinping, as organizações de direitos humanos na China, garantem que a situação piorou com o crecimento econômica do país, beneficiando do silêncio e de cumplicidade da comunidade internacional.

Em mais uma fase dessa luta pelos direios do Povo Tibetano, organizações e ativistas lançaram uma petição “PELO FIM DA BRUTAL REPRESSÃO CHINESA NO TIBETE“, que tibetanos e Chineses defensores dos direitos humanos, pretendem fazer chegar a Barack Obama o Presidente Norte Americano e publicar nos meios de comunicação em Washington DC, durante a visita do Presidente Xi aos Estados Unidos.

Fonte: avaaz.org

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.