Home » Desporto » Atletismo » Philips participa nos Running Wonders EDP com desfibrilhadores
Philips participa nos Running Wonders EDP com desfibrilhadores
Philips reforça a proteção cardíaca dos participantes dos circuitos Running Wonders EDP | crd_GlobalSport

Philips participa nos Running Wonders EDP com desfibrilhadores

A Philips vai participar nas Running Wonders EDP, com cinco desfibrilhadores portáteis, instalados em outras tantas bicicletas, que vão acompanhar os atletas nos percursos das provas que vão ter lugar em Guimarães, Douro, Viseu, Guarda, Coimbra e Évora.

Esta iniciativa pretende impulsionar a prevenção cardíaca entre os praticantes desporto e sensibilizar para a importância de uma desfibrilação célere, após uma paragem cardíaca, pois nestes casos cada minuto conta.

A saúde do coração é uma preocupação cada vez mais latente nos dias de hoje, sendo as doenças cardiovasculares a principal causa de morte em Portugal e no mundo. Segundo dados do INE*, cada ano morrem cerca de 31.000 pessoas em Portugal devido a doenças cardiovasculares, aproximadamente 30% do total de óbitos, e o ataque cardíaco é responsável pela morte de cerca de quatro mil portugueses todos os anos. Um factor determinante na taxa de sobrevivência a uma paragem cardíaca é o tempo que decorre desde que esta acontece até à desfibrilhação, uma vez que a vítima vai perdendo capacidades por cada minuto que passa. O acesso rápido a um equipamento de desfibrilhação pode aumentar a sobrevivência para 3 em cada 4 casos de paragem cardíaca.

Para sensibilizar para a importância do acesso rápido a equipamentos de desfibrilhação portáteis, cinco bicicletas equipadas com um desfibrilador Philips vão acompanhar os participantes em todas as etapas do circuito de corridas Running Wonders EDP. O objetivo é assegurar que há um desfibrilador móvel a menos de 10 minutos de distância de qualquer corredor, uma vez que é o tempo máximo que deve decorrer entre uma paragem cardíaca e a consequente desfibrilhação.

Os operadores que vão de bicicleta acompanhar os atletas durante as corridas estão devidamente certificados para o uso do dispositivo portátil de desfibrilhação e actuarão em coordenação com o serviço de emergência no local, como previsto no Decreto-Lei 188/2009, de 12 de agosto (alterado posteriormente pelo Decreto-Lei 184 / 2012, de 8 de Agosto), que regula a instalação de equipamentos deste tipo em locais de acesso público, bem como a desfibrilhação automática externa (DAE) efetuada por operadores certificados, sob supervisão médica. Segundo dados do INEM*, estima-se que em Portugal são mais de 10.000 o número de operadores certificados para a prática de DAE nos mais de 800 espaços públicos equipados para proporcionar auxílios em caso de paragem cardiorrespiratória.

De acordo com Manuel Eugénio, Country Manager da Philips Portugal, a associação da empresa a este circuito de corridas reforça “a presença da Philips em todo o ciclo de saúde das pessoas, neste caso ligada mais concretamente à promoção de hábitos de vida saudáveis, à prevenção e ao tratamento dos problemas do coração.” Sob o lema “em menos de 10” (minutos), Manuel Eugénio afirma que a Philips pretende “sensibilizar para a importância da existência de dispositivos de desfibrilhação e de pessoas qualificadas para os utilizar, de modo a aumentar a rapidez e eficácia de resposta a paragens cardiorrespiratórias.”

O desfibrilhador integrado nas bicicletas é pequeno e leve, tornando mais fácil o transporte até à vítima. Guia passo a passo tanto o processo de desfibrilhação como a Reanimação Cardio Pulmonar (RCP) através de um sistema de voz em português, capaz de adaptar as instruções a seguir aos diferentes níveis de habilidade do utilizador. Os elétrodos integrados no equipamento são colocados sobre a pele da vítima para analisar o seu ritmo cardíaco e transferir esta informação ao desfibrilhador, de modo a que o uso do dispositivo é totalmente seguro para o paciente. Ainda que haja um descuido, o botão através do qual a descarga é aplicada não será ativado se a frequência cardíaca detetada não for suscetível de descarga.

O circuito de corridas Running Wonders, organizado pela Global Sport, é um conjunto de etapas de Norte a Sul de Portugal que visa promover as regiões consideradas pela UNESCO de Património Mundial. De Guimarães a Évora, passando pelo Douro, Viseu, Guarda e Coimbra, estas provas prometem pôr o coração dos participantes a bater de forma acelerada, não só pelo esforço mas também pela emoção de estar a percorrer territórios reconhecidos internacionalmente pela sua beleza natural.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.