Home » Desporto » Futebol » PONTAPÉ DE SAÍDA

PONTAPÉ DE SAÍDA

A época está prestes a ter o seu início. Os sorteios para as várias competições que abrangem o futebol profissional já foram feitos com pompa e circunstância.

Membros da Liga Profissional e da Federação Portuguesa de Futebol apregoaram de forma exaustiva, o controle financeiro sobre os clubes, de forma, a que não entrem em incumprimento com as suas obrigações. Pois tal, não me parece que esteja a acontecer.

Por motivos vários continuamos a ver clubes (SAD) com processos em tribunal, que se arrastam com o decorrer dos anos, que condenados em 1ª Instância, se vão valendo dos recursos, de modo a esconder a realidade, e assim não serem penalizados.

Na Liga Espanhola, na Liga Francesa, na Liga Italiana, na Liga Inglesa e até na Escocesa situações destas já não acontecem.

Aí sim, a justiça desportiva funciona.

Ao nível do Ranking da FIFA estamos em 5º lugar, mas ao nível da justiça desportiva parecemos um PAÍS de 3º Mundo.

Por outro lado, neste momento verificamos enorme indefinição na construção dos plantéis com que os clubes vão enfrentar a próxima época.

O campeonato da Liga está prestes a começar. E quem orienta as equipas ainda não sabe quem entra, nem quem sai. Esta situação em nada beneficia o planeamento e organização dos respectivos plantéis.

Qual será a predisposição e o estado de espírito dos atletas que estão nesta situação?

 De certeza não será o melhor.

Como é sabido, tem reflexos no comportamento e na atitude dos mesmos, e que em nada beneficia a coesão e a união do grupo de trabalho.

O mesmo acontece com a equipa técnica, que não consegue criar o “fio de jogo” e os automatismos, que uma equipa necessita.

Tudo isto leva o seu devido tempo.

Quantas vezes ouvimos dizer?… “Perdemos o campeonato porque iniciámos mal a época.”

Pergunta-se, não será altura de retificar o calendário de transferências?

Por: Luís Alves dos Santos
(escreve sem acordo ortográfico)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.