Home » Atualidade » Nacional » Portugal a caminho da eliminação da Hepatite C|

Portugal a caminho da eliminação da Hepatite C|

Portugal passou a ser um exemplo em todo o mundo, por ser o primeiro país a comprometer-se com a eliminação da Hepatite C.

Segundo informação do INFARMED existem atualmente 1300 doentes curados ao abrigo desta estratégia. O compromisso com a eliminação da doença tem ainda importantes passos a dar, sendo a literacia em saúde um dos mais relevantes.

Para perceber o que sabem os portugueses sobre a Hepatite C, a GfK, em parceira com a Gilead Sciences, desenvolveu um estudo junto da população, com o intuito de compreender o seu conhecimento relativamente a esta doença, desde a prevenção ao diagnóstico, atitudes e comportamentos, bem como perceber até que ponto são prevalentes certos mitos e perceções incorretas sobre a Hepatite C.

Entre inúmeras conclusões, o estudo revela que, embora quase metade dos portugueses identifique a Hepatite C como a principal doença que afeta o fígado, mais de dois terços desconhece e é incapaz de referir aspetos específicos sobre a doença, desde características, a sintomas ou formas de transmissão.

Mesmo assim, aproximadamente metade dos inquiridos sabe que há cura para o VHC, e 58% sabe da existência de um teste de rastreio/diagnóstico.

O estudo teve como parceiros a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a Associação SOS Hepatites e o Grupo GAT, que garantiram a pertinência das questões abordadas junto da população e a sua exatidão científica.

• 72% dos portugueses considera a hepatite C uma doença muito grave
• 44% dos portugueses não consegue referir qualquer forma de transmissão da doença
• 52% não consegue referir qualquer forma de prevenção
• 42% afirma não estar nada informado sobre a doença
• 32% conhece alguém afetado pela hepatite C
• 51% sabe que existe uma cura para a hepatite C

As conclusões do Estudo de Conhecimento da Hepatite C foram apresentadas hoje, no Auditório do Diário de Notícias, no âmbito da Conferência TSF | Gilead: Retrato da Hepatite C em Portugal.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.