O Consumo cresceu em Portugal

Portugal consumiu mais no último trimestre de 2015!

266

O mercado de grande consumo em Portugal registou entre Outubro e Dezembro um crescimento de vendas de 0,9% face ao período homólogo, segundo os dados do relatório “Growth Reporter” elaborado pela consultora Nielsen.

Na Europa, durante o quarto trimestre de 2015, os bens de grande consumo cresceram 2,1% sendo que as quantidades vendidas aumentaram 0,8%, enquanto o preço cresceu 1,3%, o que corresponde ao menor crescimento desde o terceiro trimestre de 2010 (1,1%).

Os consumidores Europeus têm vindo a beneficiar de um ritmo historicamente lento de inflação dos preços acompanhado por um rápido crescimento do volume de vendas dos bens de grande consumo (BGC). Pelo sétimo trimestre consecutivo, os volumes de vendas de produtos como alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal têm aumentado ano após ano.

Entre os 21 países europeus avaliados, os preços caíram mais acentuadamente em Portugal (-1,3%) e na Suíça (-1,6%). Outros quatro mercados, Finlândia, Irlanda, Alemanha e República Checa, também apresentaram resultados de deflação. No outro extremo da escala, os maiores aumentos foram os da Turquia (+ 9,2%) e Hungria (+ 3,1%).

“Estes resultados devem-se a uma combinação de factores”, declara o diretor europeu de retail insights da Nielsen, Jean-Jacques Vandenheede. “Os custos de produção caiem, graças a preços mais baixos do petróleo e os retalhistas praticam ainda uma intensa atividade promocional para combater o aumento da popularidade dos discounters. Além disso, quase três em cada dez europeus admitem mudar para marcas mais baratas com o objetivo de economizar dinheiro “.

No total do trimestre Portugal registou, um resultado positivo de 2,3% na variação das vendas, principalmente devido ao mês de Dezembro (+2,4%) já que não se registaram crescimentos em Outubro e Novembro.

Globalmente, a Turquia, de longe, continua a apresentar o maior crescimento de vendas anual (+ 9,5%), seguida pela Hungria (+ 5,5%), Suécia (+ 4,9%) e Grécia (+ 4,8%).

Dos cinco principais mercados da Europa Ocidental, Espanha (+ 2,7%) apresentou o maior crescimento de vendas, seguido pela Alemanha e França (ambos + 1,5%), tendo, apenas, o Reino Unido (-0,5%) registado valor negativo.

Sobre o relatório

O relatório “Growth Reporter” da Nielsen compara as dinâmicas de mercado, valor global de vendas e crescimento, no setor de bens de consumo em toda a Europa. Consiste na medição de vendas feita pela Nielsen em 21 mercados na Europa e abrange as vendas em canais de Hipermercados, Supermercados e lojas tradicionais. Baseia-se num conjunto amplo de categorias medidas de forma contínua em cada um desses países e canais, entre os quais se encontra Portugal.

Partilhe:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*


CAPTCHA Image

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O site 'ipressJournal' utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação do visitante. LER MAIS

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close