Home » Atualidade » Nacional » Portugal na 8.ª edição do Salão do Cavalo de El Jadida

Portugal na 8.ª edição do Salão do Cavalo de El Jadida

Portugal é convidado de honra da 8.ª edição do Salão do Cavalo de El Jadida em Marrocos, que decorre de de 13 e 18 de outubro, certame que nesta edição tem como tema “O Cavalo: Artes e Ofícios”.

A participação de Portugal no Salão do Cavalo de El Jadida constitui segundo a organização, uma ocasião para reforçar os laços de cooperação existentes entre os dois países, no setor equino, no domínio das tradições equestres e a da experiência mútua na gestão do setor equino.

A edição 2015 do Salão do Cavalo de El Jadida, propõe atividades em várias disciplinas equestres, com um programa que combina descoberta, animação, competições nacionais e internacionais e espetáculos.

No certame vão estar em destaque os ofícios relacionados com o cavalo, ex: selaria, ferradoria, fabrico de espingardas de Tbourida, alimentação animal, laboratórios de medicamentos veterinários e operadores nas diversas atividades equestres.

O Salão do Cavalo dá também destaque ao património equestre nas dimensões cultural, histórica e científica, com exposições de pintura, obras de arte e manuscritos e conferências temáticas.

A organização propõe ainda aos profissionais e ao grande público, um programa rico e variado composto por espetáculos equestres, atividades lúdicas, competições desportivas e a tradicional Tbourida.

Do calendário de iniciativas, fazem parte várias competições ou exibições nacionais e internacionais de altíssimo nível, como o são, o campeonato internacional do cavalo Barbo, o concurso internacional de modelo e andamentos do Puro-Sangue árabe, o campeonato nacional do cavalo árabe-Barbo e o concurso internacional de saltos de barreiras CSI3*W, a 3.ª etapa do “Morocco Royal Tour” (MRT) qualificativa para o Campeonato do Mundo, ou ainda o concurso internacional de saltos de barreiras CSI 1*.

As artes equestres tradicionais também vão estar presentes, com uma pista reservada à arte da Tbourida, onde Grupos (sorbas) eméritos, cada um representando uma região do Reino, vão oferecer diariamente, um espetáculo extraordinário ao público .

Sobre o Salão do Cavalo de El Jadida:

Criado dia 20 de maio de 2008 por decisão de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, a Associação do Salão do Cavalo é regida pelas disposições do “Dahir” (Decreto Real) das Liberdades Públicas. Desde 2010 que é igualmente reconhecida como sendo de utilidade pública por decreto.

As principais missões da Associação do Salão do Cavalo consistem em encorajar qualquer atividade que vise a promoção do cavalo para o desenvolvimento económico e social, especialmente no mundo rural, colocar em destaque o património e as tradições equestres do Reino e trabalhar para a instauração de canais de cooperação, associação e comunicação com as instituições governamentais, o setor privado, a sociedade civil e salões semelhantes em Marrocos e fora do país.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.