Home » Desporto » Competições » Portugal Rugby Youth Festival 2015 atraíu muito público
Equipa-Inglesa-dos-Lambs-a-receber-o-troféu-de-Vencedor-do-Torneio | Créditos-Carlos-Rodrigues

Portugal Rugby Youth Festival 2015 atraíu muito público

As Finais da 7ª Edição do PORTUGAL RUGBY YOUTH FESTIVAL 2015, que decorreram no Estádio Universitário de Lisboa, tiveram entre outros como grandes vencedores, os “Harrodian´s”, o clube inglês que bater na Final a equipa espanhola do VRAC, por 10-5. Um torneio internacional que saldou pelo sucesso.

O PORTUGAL RUGBY YOUTH FESTIVAL 2015 contou com 1 800 atletas, 80 equipas internacionais, distribuídos por 4 escalões etários – U13, U15, U17 e U19.

Considerado o melhor Torneio de Rugby Juvenil da Europa, consagrou quatro excelentes equipas, vencedores das suas respetivas Finais. Os Ingleses Harrodian-U13 e os Lambs-U15 foram os grandes vencedores dos escalões mais jovens em competição. A Seleção Nacional de Rugby Sub-16, denominada Lobinhos XV, foi a grande vencedora do escalão de U17 e a equipa francesa do Biarritz venceu o escalão de U19.

Na primeira Final do dia, o clube inglês Harrodian conquistou a competição, vencendo na Final a equipa espanhola do VRAC, por 10-5. Num encontro muito disputado, os jovens ingleses conseguiram impor o seu domínio e venceram os opositores, num escalão onde o equilíbrio foi a nota dominante de todos os jogos e o grande respeito de todos os jogadores permitiram que fosse uma Festa, assistir a todas as partidas. O Capitão de Equipa dos Harrodian, Cassius Forshaw ganhou o Prémio MVP U13.

O escalão de U15, foi a segunda Final realizada no Estádio Universitário de Lisboa, com os ingleses do Lambs a cilindrarem a equipa portuguesa dos Belenenses, que se bateu fortemente, mas não conseguiu evitar a pesada derrota, de 39-0. Esta equipa inglesa demonstrou ao longo do torneio ter uma enorme qualidade, vencendo todos os jogos que disputou por larga margem. O Belenenses apesar de não ter vencido a competição, conquistou um honroso segundo lugar, que prova o valor do Rugby nacional. Josh Hallets, jogador dos Lambs, venceu o prémio MVP U15

No jogo que atribuía o vencedor da competição no escalão U17, a Seleção Portuguesa de Rugby de Sub-16 venceu a equipa do RC Montemor, por 8-5. Numa Final Portuguesa, o encontro foi muito disputado, conseguindo a Seleção Nacional vencer depois de ter estado a perder por 5-3 no jogo. As duas equipas demonstraram uma grande qualidade em todos os momentos de jogo e a Seleção Nacional, competindo com o nome de Lobinhos XV, foram os grandes vencedores deste escalão. Manuel Nunes, jogador dos Lusitanos XV, foi o grande vencedor do prémio MVP U17.

No jogo que terminou este Youth Festival 2015, a equipa francesa do Biarritz U19 venceu os ingleses do Myerscough, por 22-5. Esta equipa francesa repete o feito da edição passada, onde também conquistou este Torneio. Num jogo muito equilibrado, com várias alternâncias no marcador, a equipa francesa foi mais forte e conseguiu a difícil vitória. Pipo, do Biarritz, foi o grande vencedor do Prémio MVP U19.

O Prémio Fair-Play foi ganho pelo jogador Steve Gough, da equipa inglesa do Myerscough, premiado pelo comportamento dentro e fora de campo.

De salientar que durante os dois dias de competição a responsabilidade ambiental foi uma realidade, apesar da presença de cerca de 8 000 pessoas por dia além dos 1 800 jogadores em competição, os espaços verdes e os trilhos do Estádio Universitário mantiveram-se limpos, sem papéis no chão ou qualquer outro tipo de lixo. Os jogadores foram os primeiros a dar o exemplo ao colocarem nos muitos caixotes espalhados pelo recinto todo o lixo que produziam.

Mais uma vez a Clínica Joaquim Chaves Saúde esteve presente nos vários campos dando assistência com os seus profissionais a todos os que necessitavam de algum tipo de apoio médico. No ar, sentia-se o agradável aroma dos desodorizantes AXE. Muito participados foram os espaços Caixa Geral de Depósitos, montados para as primeiras experiências com a modalidade que levou muitos jovens a testarem as suas capacidades de atirar uma bola de rugby aos postes e de marcar um ensaio, depois de fazer umas fintas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.