Home » Desporto » Atletismo » Portugueses na primeira etapa da World Triathlon Series!
Portugueses na primeira etapa da World Triathlon Series
Portugueses na primeira etapa da World Triathlon Series

Portugueses na primeira etapa da World Triathlon Series!

Portugal vai estar representado por quatro atletas na primeira etapa da World Triathlon Series, que se disputa este sábado em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos.

João Pereira, João Silva, Miguel Arraiolos e Melanie Santos, defendem objectivos olímpicos, no arranque da temporada 2016, jogando cartada importante para as suas campanhas competitivas.

Um arranque de temporada do mais importante circuito mundial de triatlo que se reveste de particular importância em ano olímpico, com os maiores nomes da modalidade a terem de gerir muito bem a época com vista a estarem nas melhores condições, em Agosto, para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Para os portugueses, as coisas não são diferentes, embora com agendas diversas para cada um deles: João Pereira e João Silva partem com um “ranking” olímpico mais confor-tável, encontrando-se, respectivamente, em 7º e 22º da lista de qualificação para o Rio’ 2016; Miguel Arraiolos, por sua vez, terá ainda algum trabalho para consolidar uma já provável estreia olímpica e Melanie Santos tem de somar pontos para tentar uma entrada extraordinária no estrelato olímpico. Extraordinária pela precocidade já que, aos 20 anos, a sua evolução natural como atleta de triatlo apontaria para uma presença no próximo ciclo olímpico (Tóquio 2020).

As perspectivas para os atletas portugueses nesta prova são positivas. À chegada a Abu Dhabi, João Pereira (28 anos) não disfarça até algum optimismo:

“Ainda não vi o percurso deste ano com a devida atenção, mas acredito que não foge ao habitual aqui: plano é rápido, o que me agrada muito. Acerca da concorrên-cia, parece-me que vai ser um pouco mais fácil pois as grandes potências não vão estar presentes e há algumas baixas entre os nadadores mais fortes. Penso que pode ser uma prova que privilegiará os corredores.”

E se João Pereira tiver razão, João Silva poderá também ter uma palavra a dizer nesta etapa do WTS, já que o segmento de corrida é onde se apresenta, habitualmente, mais temível.
Por enquanto, João Silva, de 25 anos, não abre muito o jogo, mostrando-se prudente na análise:

“É uma prova onde já competi a época passada, se bem que na altura era uma dis-tância ‘sprint’ e este ano é distância olímpica e muito mais cedo na temporada competitiva. Está algum calor, condições que neste momento não temos em Portu-gal, mas creio que não vou ter dificuldades na adaptação. Espero estar à altura do desafio e conseguir uma boa prestação na minha primeira competição do ano.”

Dos três atletas masculinos, Miguel Arraiolos é aquele que tem objectivos mais concretos, relacionados com o ataque à qualificação olímpica, e revela que tem o percurso muito bem estudado:

“Apesar da prova ser toda plana, tem algumas curvas e retornos, pelo menos no início, o que pode fazer esticar os grupos no ciclismo, e o calor que se vai sentir pode abrandar os ritmos na corrida. Quanto à minha prova, tenho um primeiro objectivo que é começar a correr integrado no grupo da frente, e um segundo que é correr para o top 20”.

Melanie Santos, a menos experiente deste lote de portugueses em Abu Dhabi, revela, ainda assim, muita confiança:

“Este ano o percurso é olímpico, tenho mais vantagem num percurso desses e por isso vou tentar tirar partido disso. Em relação à concorrência, está forte como qual-quer outra WTS, mas sinto-me confiante e com boas sensações, por isso, espero sentir-me bem no sábado e conseguir um bom resultado, e com isso, ótimos pontos olímpicos.”

Recordamos que o percurso nas distância olímpica compreende: 1500 m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.