Home » Atualidade » Nacional » Prémio AGIR para o projeto “Trupe Sénior“ do Chapitô

Prémio AGIR para o projeto “Trupe Sénior“ do Chapitô

O Prémio AGIR dedicado ao envelhecimento ativo, que nesta edição recebeu 171 candidaturas de todo o país, premiou o projeto “Trupe Sénior”, da Colectividade Cultural e Recreativa de Sta. Catarina, o Chapitô, de Lisboa.

O projeto vencedor prevê a criação de uma “Trupe Sénior“, idosos que constituirão grupos de animação cultural e social, promovendo a intergeracionalidade entre jovens e idosos,
potenciando a coesão comunitária. Ao abrigo deste programa, os idosos serão incluídos artisticamente em ateliers dinamizados pelos jovens em risco de exclusão social.

Esta Trupe Sénior será formada por idosos e jovens artistas que cumprem medidas tutelares em centros educativos ou que passaram por processos de reintegração social na escola do Chapitô, sendo depois mobilizados para dinamizar ações socioculturais e recreativas nas suas comunidades de origem, favorecendo o seu próprio envelhecimento ativo.

Teresa Ricou, Presidente da Direção do Chapitô, sublinhou que ”o envelhecimento é um campo minado por estereótipos e representações que afectam, quer os sujeitos que vivem o processo de envelhecimento, quer as estruturas que se orientam para responder às necessidades desses sujeitos. Por isso, qualquer intervenção inovadora nesta realidade complexa deve convocar princípios estratégicos que sejam capazes de mudar as racionalidades e os procedimentos: o projeto Trupe Senior reivindica um novo olhar sustentado no princípio da diferenciação positiva e na assunção dos idosos, não como categoria social “despojada de possibilidades”, mas antes como pessoas com saberes, competências, desejos, visões e
instrumentos para mudar o mundo.”

O segundo lugar foi atribuido ao projeto “Idade XXL”, da CEDIARA – Centros de Dia para Idosos, de Ribeira de Fráguas em Albergaria a Velha, Aveiro, o terceiro prémio contemplou o projeto “Envelhecimento +Ativo”, da Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, de Vila Nova de Famalicão.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.