Home » Atualidade » Nacional » Prémio Inovação Bluepharma/Universidade de Coimbra 2015
Prémio Inovação Bluepharma/Universidade de Coimbra 2015
Prémio Inovação Bluepharma/Universidade de Coimbra 2015

Prémio Inovação Bluepharma/Universidade de Coimbra 2015

A Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra, recebeu na passada quinta-feira dia 7 de Julho, a cerimónia de entrega do Prémio Inovação Bluepharma/Universidade de Coimbra 2015. na quinta-feira dia 7 de Julho

Presidida pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Professor Doutor João Gabriel Silva, a cerimónia contou com a presença do Dr. Paulo Barradas Rebelo, Presidente do Conselho de Administração da Bluepharma, empresa promotora do Prémio, e do Professor Doutor Fernando Seabra Santos, Presidente do Júri, entre outras individualidades.

O vencedor do Prémio Inovação Bluepharma / Universidade de Coimbra 2015 foi o projeto científico “Bug-Killer”, desenvolvido pelo Doutor Lino Ferreira e o Doutor Akhilesh Rai, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC).

Este projeto, que se distinguiu das 27 candidaturas apresentadas, pretende desenvolver uma nova formulação biomédica que associa propriedades antimicrobianas e pro-regenerativas, com elevada eficácia antimicrobiana e propriedades angiogénicas e imunomoduladoras. Tem por objetivo dar resposta a um grande problema de saúde pública a nível mundial, relacionado com a falta de novos fármacos para combater infeções microbianas e um crescente número de fenómenos de resistência aos antibióticos.

Nesta edição, pelo elevado mérito científico, o júri decidiu distinguir três outros projetos, que receberam Menções Honrosas: “Antimicrobial peptide delivery for tuberculosis therapy”, “HydrUStent” e “PRO-DOSE”, liderados, respetivamente, pelo Prof. Doutor Francisco Miguel Gama, Doutora Ana Rita Duarte e Dr. Luís Moutinho.

Com periodicidade bienal, o Prémio Inovação Bluepharma / Universidade de Coimbra visa distinguir projetos científicos de excelência ao nível internacional na área da Ciências da Saúde, que apresentem elevado potencial de transformação em produtos ou serviços, com real interesse para a sociedade.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.