Home » Sociedade » Prémios » Premios* » Prémio Sanofi distingue trabalho sobre disfunção cardíaca

Prémio Sanofi distingue trabalho sobre disfunção cardíaca

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e a Sanofi Portugal distinguiram um trabalho sobre disfunção cardíaca relacionada com infeção, da autoria de uma equipa de médicos portugueses de diferentes hospitais.

O Prémio Sanofi de Cardiologia, entregue esta quinta feira no âmbito do XXXVI Congresso Português de Cardiologia, foi criado em 1968 para galardoar os trabalhos de investigação na área clínica no domínio desta especialidade, tendo como objetivo incentivar o espírito de investigação nos cardiologistas portugueses.

O trabalho de investigação premiado pretende apurar o papel do microRNA-155 na cardiomiopatia séptica, uma das principais causas de admissão em cuidados intensivos, e neste contexto, a presença de disfunção cardiovascular, está associada a um mau prognóstico. Este trabalho comprovou que a expressão miocárdica de micro-RNA-155 está aumentada na sépsis com disfunção cardiovascular, sugerindo assim que o microRNA-155 é um promissor alvo molecular específico no tratamento da disfunção cardíaca associada à sépsis, reduzindo assim a mortalidade nesta patologia tão grave.

Os autores são Catarina Quina-Rodrigues, Francisco Vasques-Nóvoa, Rui Cerqueira, Adelino Leite-Moreira e Roberto Roncon-Albuquerque Jr., que desenvolvem a sua atividade no Departamento de Fisiologia e Cirurgia Cardiotorácica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga; Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar S. João, Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar S. João e no Serviço de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar S. João.

A Direção da SPC afirma que “é com grande satisfação que atribuímos pelo 46.º ano , o Prémio Sanofi de Cardiologia, o nosso prémio mais antigo e que continua a ter um papel muito relevante no apoio dos projetos de investigação dos cardiologistas portugueses.”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.