Home » Atualidade » Nacional » Prevenção das doenças cardiovasculares em Setúbal

Prevenção das doenças cardiovasculares em Setúbal

Setúbal vai receber mais uma edição do evento “7 Dias do Coração – Para um ano com saúde”, no âmbito das comemorações do Mês do Coração.

Promovida pelo Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Setúbal, a 5ª edição deste rastreio, decorrerá de 12 a 15 de Maio, e pretende recordar a população para a importância de manter um estilo de vida saudável e reduzir os fatores de risco cardiovascular: tabagismo, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes e obesidade.

“As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e para mudar este cenário é necessário sensibilizar a população para os fatores de risco cardiovascular e a sua diminuição.

A implementação deste programa vai ao encontro desse objetivo e para o levar a cabo, disponibilizamos uma equipa de cerca de 50 profissionais de saúde diariamente para avaliar o risco de diabetes e o risco cardiovascular a 10 anos.

A fibrilhação auricular, a hipocoagulação oral, a doença coronária (angina de peito e enfarte agudo do miocárdio) e a insuficiência cardíaca serão outras das patologias avaliadas no programa “7 Dias do Coração – Para um ano com saúde”, explica Dra. Sara Gonçalves, Cardiologista do CHS.

Para além dos rastreios às doenças mencionadas anteriormente, que decorrerão de 13 a 15 de maio, entre as 10h e as 17h na Avenida Luísa Todi, a população poderá participar numa corrida que terá lugar no dia 12 Maio, às 21h15 na Praça do Bocage – Parque Urbano de Albarquel.

A iniciativa foi acolhida com bastante recetividade nos anos anteriores, tendo avaliado mais de 600 pessoas em 2014. Destas, perto de 90% consideraram que os rastreios realizados contribuíram de forma positiva para uma reeducação alimentar, gestão de stress e aumento da prática de desporto.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.