Home » Economia » Empresas » Problemas operacionais e greves levaram a TAP ao prejuízo em 2014

Problemas operacionais e greves levaram a TAP ao prejuízo em 2014

A TAP que nos últimos cinco anos vinha a apresentar sucessivamente resultados positivos, registou em 2014 resultados negativos na ordem dos 46 milhões de euros, originados pelas dificuldades que a companhia teve de enfrentar na sua operação durante o ano.

A entrada tardia em operação dos novos aviões, as greves anunciadas ou efetuadas no segundo semestre e o registo de algumas ocorrências operacionais, tiveram um impacto total estimado em 108 milhões de Euros, informou a companhia esta quarta feira.

A situação de alguns mercados também teve influência negativa, em especial o Brasil, devido a fatores internos e à realização do campeonato mundial de futebol, período durante o qual houve uma quebra da tarifa média, devido a mudanças das características do tráfego e a excesso de oferta.

Em África, verificou-se uma quebra da tendência de crescimento, com origem em fatores, como o vírus Ébola e instabilidade social vivida em alguns países, a que se junta o saldo negativo da evolução cambial.

Apesar dos resultados obtidos em 2014, a administração da TAP considera que se tratou sobretudo de fatores de ordem conjuntural, que não contaminarão os resultados de 2015, o que parece ser confirmado pela retoma do crescimento do tráfego.

Apesar das dificuldades enfrentadas, em 2014, a TAP cresceu 6,6 por cento no volume de passageiros transportados, chegando ao número record de 11,4 milhões, mais 711 mil passageiros do que em 2013, com destaque para o crescimento de 8 por cento na Europa e de 10 por cento nos Estados Unidos.

A TAP prosseguiu o alargamento da sua rede de destinos, especialmente com a abertura de novas linhas para a Colômbia e o Panamá, e também para a Europa e no Brasil, tendo, para o efeito, introduzido seis aeronaves na sua frota.

A taxa de ocupação média dos aviões situou-se nos 80,6 por cento, subindo 1,1 pontos percentuais face ao ano anterior e ficando acima dos 79,7 por cento, número que, de acordo com a IATA, constituiu o valor médio da indústria.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.