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Projeto desafia pessoas sem abrigo a fotografarem as cidades
Projeto desafia pessoas sem abrigo a fotografarem as cidades

Projeto desafia pessoas sem abrigo a fotografarem as cidades

A Dreambooks lançou na passada sexta-feira, Dia Mundial da Fotografia, uma iniciativa inserida no projeto “Portugal, Melhor Destino”, num desafio a pessoas sem-abrigo a fotografarem cidades portuguesas.

O projeto que conta com o apoio de várias entidades, arranca no Porto, seguindo-se Lisboa no próximo ano, prevendo-se que percorra várias outras cidades do país.

O objetivo é a recolha de imagens que promovam as cidades enquanto destino turístico, a primeira edição conta já com o apoio da Câmara Municipal do Porto, Centro Português de Fotografia e Instituto Português de Fotografia, da Fujifilm e do Olhares.

A organização quer conseguir um olhar diferente sobre as cidades, ao mesmo tempo que promove a integração e valorização dos participantes, assim como a recolha de fundos que irão reverter a favor de instituições sociais.

Recorde-se que “Portugal, o Melhor Destino” envolveu milhares de fotografias enviadas por portugueses e recebeu o certificado oficial do Guinness do maior álbum fotográfico do mundo.

Com 4,5 metros de altura e 8 metros de comprimento, incluía 10 mil fotografias que ilustravam todas as regiões de Portugal e várias expressões da portugalidade. O objetivo foi, então, promover Portugal enquanto destino turístico, e contou com Diogo Morgado como embaixador da iniciativa.

Desta vez o cenário é a cidade Invicta. Na sexta-feira, foi relançado o site portugalmelhordestino.pt onde, para além da apresentação do projeto, são recebidas as candidaturas das instituições interessadas em participar.

Os “novos fotógrafos” vão ser apresentados no mesmo endereço da Internet até 17 de outubro, Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza e dos Sem-Abrigo”, dia em que os selecionados irão receber uma breve formação técnica e uma câmara fotográfica.

“Quando lançámos o projeto ‘Portugal, o Melhor Destino’ tivemos cerca de 15 mil participantes, mas o que pretendemos agora é incluir pessoas mais desprotegidas num projeto diferenciado, que promova as cidades enquanto destino turístico, mas que mostre um olhar diferente”, releva Bruno Pinto, diretor da Dreambooks.

A captação de imagens decorrerá na semana seguinte, sendo as fotografias colocadas posteriormente numa plataforma que permitirá que os portugueses votem as suas preferidas e, posteriormente, terá lugar uma exposição com as imagens mais votadas.

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