Home » Sociedade » Iniciativas » Rastreio nacional às infeções sexualmente transmissíveis
Rastreio nacional às infeções sexualmente transmissíveis

Rastreio nacional às infeções sexualmente transmissíveis

As escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve, vão participar nos rastreios às infeções sexualmente transmissíveis (IST), organizados pelo Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Estes rastreios são totalmente gratuitos, voluntários e anónimos, têm por objetivo obter dados relativos à prevalência de quatro microrganismos responsáveis por IST em Portugal continental.

As infeções provocadas pelas bactérias Chlamydia trachomatis, (Clamídia Genital), Neisseria gonorrhoeae (Gonorreia), Mycoplasma genitalium e pelo parasita Trichomonas vaginalis (Tricomoníase) são as quatro IST em estudo, cujos dados de prevalência em Portugal são, atualmente, quase inexistentes.

O rastreio, que já está a decorrer a nível nacional, é dirigido a jovens com idades entre os 18 e os 24 anos, população que apresenta maior risco de desenvolvimento de complicações clínicas graves decorrentes das IST.

O estudo é coordenado pelo Laboratório Nacional de Referência das Infeções Sexualmente Transmissíveis, com o apoio do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, bioMérieux e Genomica. O conhecimento da frequência destas quatro IST em Portugal tem como objetivo a implementação de ações de prevenção.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estas quatro IST causam mais de 350 milhões de novas infeções por ano, no mundo, sendo as mais frequentes nos jovens sexualmente ativos. Atualmente, as quatro IST mais frequentes são curáveis pela simples toma de antibiótico.

As Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve recebem o rastreio nacional às infeções sexualmente transmissíveis, nas seguintes datas e locais:

Data: 13 de abril, quarta e sexta-feira
Local: Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Faro
Horário: das 12h15 às 15h

Data: 12 de abril, quinta-feira
Local: Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão
Horário: das 11h às 14h

Data: 16 de abril, segunda-feira
Local: Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António
Horário: das 11h às 14h

 

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.