Home » Atualidade » Nacional » Recolha de medicamentos para instituições de solidariedade

Recolha de medicamentos para instituições de solidariedade

O Banco Farmacêutico realiza no sábado, dia 14 de fevereiro, entre as 09h e as 19h, a VII Jornada de Recolha de Medicamentos. A iniciativa, que marcou anteriormente presença nas zonas centro e sul, estende-se este ano à região norte do país e contará com a adesão de 132 farmácias. Os medicamentos recolhidos beneficiarão os utentes de 75 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) situadas nas regiões das farmácias aderentes, nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Portalegre, Faro, Aveiro, Porto, Vila Real e Bragança.

Com uma dinâmica semelhante à do Banco Alimentar Contra a Fome, o objetivo do Banco Farmacêutico é sensibilizar os portugueses para a doação de medicamentos e produtos de saúde não sujeitos a receita médica, que serão recolhidos nas farmácias por 500 voluntários e distribuídos posteriormente pelas IPSS abrangidas pelo projeto.

A jornada de recolha de medicamentos é feita nas farmácias onde o farmacêutico garante a qualidade dos medicamentos doados. Só podem ser doados medicamentos novos, seguros e de qualidade e que ainda não tenham estado fora do circuito do medicamento (não são aceites medicamentos vindos de casa) e que correspondam à lista de necessidades de cada uma das instituições de solidariedade social contempladas pela recolha.

A edição de 2014 contou com a recolha de 10 mil medicamentos e produtos de saúde, no valor de 40 mil euros, que foram distribuídos pelas zonas centro e sul do país. À edição do ano anterior aderiram 122 farmácias.

A VII Jornada de Recolha de Medicamentos conta com o apoio de cada uma das farmácias aderentes, da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional de Farmácias (ANF), da Logista Pharma e da Tranquilidade.

Para saber mais sobre o projeto e quais as farmácias e instituições abrangidas pela recolha de 2015 visite o site bancofarmaceutico.pt

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.