Home » Música & Eventos » Reedição em Novembro do Álbum “Bipolar” das 3 Marias

Reedição em Novembro do Álbum “Bipolar” das 3 Marias

Lançado há cerca de um ano, o segundo álbum do grupo portuense As 3 Marias, “Bipolar”, é agora reeditado com um surpreendente tema-bónus, “No Teu Poema”, que conta com a voz de Simone de Oliveira, uma das melhores cantoras portuguesas de sempre e uma das primeiras pessoas a interpretar esta maravilhosa canção assinada por José Luís Tinoco.

Mas, se o dueto de Simone de Oliveira com As 3 Marias é surpreendente, o processo que levou à sua gravação não é propriamente uma surpresa.

Por um lado, a época de ouro da canção ligeira portuguesa, entre 1965 e 1975, os seus intérpretes, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, a própria Simone de Oliveira… e os seus compositores e poetas, José Luís Tinoco, Nuno Nazareth Fernandes, José Carlos Ary dos Santos… são uma importante referência na música d’As 3 Marias, ao lado do tango, do fado e das outras músicas que fazem a música do grupo.

Por outro, As 3 Marias deram no início deste ano alguns concertos em que tiveram como convidada especial Simone de Oliveira, que interpretou com o trio um original d’As Três Marias, “Tango Maria” e também, precisamente, “No Teu Poema”.

A química entre as quatro funcionou tão bem que rapidamente resolveram juntar-se em estúdio para registar o encontro. Esta é também uma forma encontrada pelo grupo de homenagear essa época de ouro da canção portuguesa, e logo na companhia de um dos seus símbolos maiores.

“Bipolar” mostra o trio de Cristina Bacelar, voz, guitarra, letras e composição, Fátima Santos no acordeão e Ianina Khmelik no violino, no pico da sua maturidade enquanto compositoras e instrumentistas. E se o álbum de estreia, “Quase a Primeira Vez” (2009), serviu essencialmente como laboratório de experiências musicais e tinha como matriz principal o tango, embora com desvios, o segundo é já uma excelente montra dos vários caminhos sonoros que o grupo tem trilhado mais recentemente.

O tango continua lá, sempre, oiça-se a fabulosa versão de “Libertango”, de Astor Piazzolla, mas estão lá também o fado, a bossa-nova, o jazz, o flamenco, o rock ou o kitsch assumido do divertidíssimo “Maryjoana”, em dueto com Alberto Almeida, dos Cabaret Fortuna.

Alinhamento:

1 – Bipolar
2 – Corpete Vermelho
3 – Diz-me Tu
4 – La Jolie
5 – La Poderosa
6- Libertango
7 – Maryjoana
8 – Musa
9 – Tango dos Desesperados
10 – Tango Maria
11 – No Teu Poema (faixa-bónus com Simone de Oliveira)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.