Home » Cultura » Geral » Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio
Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio
Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio

Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio

Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio

Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio

O Palácio Nacional de Queluz é a 24 e 25 de Junho o palco da segunda edição do ciclo de música medieval e renascentista “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio”. Os concertos finais serão dedicados ao teatro ibérico e à obra de Gil Vicente.

O último fim de semana do ciclo começa com a atuação da harpista Sara Águeda Martín, na sexta-feira, 24 de junho, às 21h30, na Sala dos Brasões. “Teatro para harpa de duas ordens” mostra os vários palcos em que o instrumento foi utilizado, desde a igreja ao teatro palaciano. Sara Águeda Martín apresenta um programa de ambiente teatral que pretende explorar a faceta ambivalente, não só do instrumento como também do intérprete, nos séculos XVI e XVII.

No sábado, 25 de junho, os Seconda Pratica encerram o evento com “Ridendo”, às 21h30, na Sala dos Cisnes. Este ensemble, fundado em 2012, propõe nos seus concertos uma mistura de rigor erudito e diversão artística, permitindo que público e repertório entrem num diálogo criativo. Com “Ridendo”, apresentam a “música, o grotesco e as verdades nos trabalhos e mundo de Gil Vicente”, destacando o trabalho do autor através de um espaço cénico de comunicação direta entre espetador e artista.

O concerto de dia 25 de junho será antecedido pela conferência “O papel da música no teatro de Gil Vicente”, às 20h00, apresentada pelo investigador de teatro José Camões, na Sala Manuelina do Palácio. A entrada para a conferência é gratuita mediante a capacidade do espaço.

Ainda no dia 25 de junho, às 15h00, na Capela Palatina do Palácio Nacional de Sintra, decorrerá o concerto comentado “Do Sacro ao Profano a 3”, interpretado pelo Ensemble Sopranuscontrabaixus, da Escola de Música do Conservatório Nacional. O concerto tem entrada gratuita, mediante compra de bilhete para o Palácio Nacional de Sintra.
Este ciclo encontra-se integrado na Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra (que inclui também “Serões Musicais no Palácio da Pena” e “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”) e conta com a Antena 2 como media partner.

Sobre o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal

O Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, com sede nas instalações do Palácio Nacional de Queluz, tem como objetivo principal a promoção e divulgação do património musical associado ao Palácio de Queluz, no qual a música ocupou desde sempre um papel central, e onde foram apresentadas dezenas de serenatas e óperas. Serão realizados, nas salas do Palácio, concertos, eventos, conferências, simpósios e colóquios, assim como masterclasses e outras iniciativas que se propõem estudar e recuperar o tempo e a tradição de grandes acontecimentos musicais da época da permanência da Família Real no Palácio de Queluz, contribuindo em simultâneo para a fruição pública de uma programação musical de qualidade e para a afirmação do Palácio como referência incontornável da nossa herança cultural.
www.divinosospiro.org

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.