Home » Atualidade » Nacional » Reunião Anual do NEDAI premia projetos de investigação
XXII Reunião Anual do NEDAI
XXII Reunião Anual do NEDAI

Reunião Anual do NEDAI premia projetos de investigação

O Núcleo de Doenças Autoimunes (NEDAI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai atribuir um prémio e duas bolsas no valor total de 20 mil euros a três projetos de investigação na área das doenças autoimunes e das doenças raras.

As distinções serão entregues na XXII Reunião Anual do NEDAI que se realiza de 14 a 16 de abril em Elvas, no Centro de Negócios Transfronteiriços.

Nesta reunião serão analisadas as principais novidades nas doenças autoimunes desde a visão da ciência básica como a do clínico, serão colocadas em comum as dificuldades práticas que os internistas sentem na síndrome antifosfolipidico, serão partilhadas experiências na utilização dos fármacos biológicos assim como das pequenas moléculas na artropatia inflamatória, não esquecendo o estado atual em doenças como a esclerose sistémica e doença mediada por IgG4.

Como novidade, este ano os trabalhos dos finalistas do Prémio e Bolsas NEDAI serão apresentados na modalidade de comunicação oral numa sessão especial como forma de reconhecimento do trabalho realizado.

António Marinho, coordenador do NEDAI explica que “o destaque que damos este ano aos prémios e bolsas de investigação tem como objetivo evidenciar a verdadeira missão do NEDAI, que é incentivar os internistas a dedicar-se (ainda) mais à investigação básica e clínica na área das doenças autoimunes. Estas patologias caracterizam-se por ser sistémicas e muito diversas entre si, o que as torna um objeto apetecível para os projetos de investigação, pois muito ainda está por descobrir”.

O internista refere ainda que “a medicina interna ocupa-se da atenção integral e global do doente, sustentada numa capacitação teórica e técnica de máximo nível, o que nos permite caminhar para excelência em áreas tão especiais como as doenças autoimunes. Neste percurso para atingir a competência iremos debater sobre a realidade em ambos lados da fronteira da Península Ibérica, partilhando a experiência do NEDAI e do Grupo de Trabajo de Enfermedades Autoinmunes (GEAS) ao longo destes anos”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.