Home » Sociedade » Escolas e universidade » Roadshow tecnológico “Dream I.T.” da Altran percorre o País
Roadshow tecnológico “Dream I.T.” da Altran percorre o País

Roadshow tecnológico “Dream I.T.” da Altran percorre o País

A Altran Portugal, anunciou o lançamento do roadshow tecnológico “Dream I.T.”, que vai percorrer o país de Norte a Sul, por universidades, institutos politécnicos e escolas secundárias. Esta iniciativa tem por objetivo, sensibilizar e incentivar os alunos portugueses a apostarem numa carreira profissional na área das Tecnologias de Informação.

A primeira sessão decorre hoje no Instituto Politécnico da Guarda, junto de alunos que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) de Cibersegurança e Desenvolvimento de Aplicações. Para além do workshop de programação robótica, os alunos terão a oportunidade de ficar a conhecer alguns dos projetos mais inovadores desenvolvidos pela equipa de R&D da Altran Portugal.

Os setores da Inovação e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm apresentado, nos últimos anos, um crescimento acentuado e, nestas áreas, há já um défice entre a procura e a oferta. A União Europeia prevê 15 mil vagas por preencher no setor das TIC em Portugal, até 2020, e 900 mil na Europa. O abandono escolar, no entanto, tem vindo a aumentar, com cerca de 14% dos jovens a deixaram, prematuramente, de estudar.

Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, refere: “Nos últimos anos temos assistido a um aumento do abandono escolar e a uma diminuição no ingresso dos jovens ao ensino superior, com dois terços dos estudantes a não proesseguirem os estudos além do 12º ano. A partir deste cenário, torna-se essencial motivarmos os jovens a prosseguirem com a educação e posterior qualificação profissional. Por outro lado, todos os dias aumentam o número de vagas nas áreas das tecnologias e empresas como a Altran procuram, cada vez mais, profissionais com competências digitais. Este tipo de campanhas são fundamentais para capacitar os jovens, nas várias faixas etárias, a ampliar a literacia nesta área.”

Para Célia Reis, CEO da Altran Portugal, “O roadshow «Dream I.T.» da Altran Portugal, com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e em parceria com a UBI pretende motivar os estudantes portugueses a não desistirem dos estudos e a desenvolverem competências no setor das TIC, sobretudo em programação e robótica, áreas com forte procura no mercado. Por isso, queremos destacar a mais valia das instituições de ensino superior e politécnico nacionais, e o esforço conjunto no sentido de aproximar os programas formativos da realidade da vida profissional e das necessidades do mercado de trabalho nas várias regiões do país. Esperamos ainda, contribuir para acelerar a produção de competências digitais, em linha com o potencial crescente do nosso país neste sector. Por fim queremos reforçar que a Altran, apoia a reconversão de jovens que pretendem investir nestas áreas através de programas específicos de formação, permitindo a sua integração rápida em contexto de projeto.”

Até ao final do ano, o roadshow “Dream I.T.” irá organizar diversas atividades e sessões de workshops pelas escolas de Norte a Sul do país.

O roadshow tecnológico “Dream I.T.” promovido pela Altran Portugal, líder mundial em serviços de engenharia e R&D, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a parceria da Universidade da Beira Interior (UBI).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.