Home » Saúde » Roche atribuiu “bolsas de cidadania” a projetos de apoio a doentes

Roche atribuiu “bolsas de cidadania” a projetos de apoio a doentes

A Roche Portugal atribui esta terça feira cinco bolsas de financiamento, no valor de 45 mil euros, a Associações de Doentes e Organizações Não Governamentais (ONG), que visem a promoção da saúde junto de doentes.

O Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA (GAT), a Fundação Gil, a Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, os Amigos da Pediatria da Ilha Terceira e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) foram as instituições selecionadas.

Ao projeto do GAT “Mais participação, melhor saúde” que tem como objetivo promover a instituição da participação de representantes dos doentes e dos cidadãos nos processos de decisão política em saúde em Portugal, foi atribuída uma bolsa no valor de 15.000€. A Fundação do Gil recebeu uma bolsa valor de 10.000€ para apoiar a implementação da sua unidade de cuidados paliativos pediátricos ao domicílio. O mesmo valor foi atribuído à Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão para o desenvolvimento do seu projeto de promoção do conhecimento terapêutico em oncologia junto ao público.

Foram ainda distinguidos os projetos “Crescer e ser saudável nos Açores: Rastreio de anemia e carência de ferro na infância” dos Amigos da Pediatria da Ilha Terceira e uma iniciativa de suporte à motivação para a auto-gestão da pessoa com diabetes através de comunicação digital e acesso remoto a dados de saúde, da APDP. Ambos receberam 5 mil euros.

Os 35 projetos que se candidataram a estas bolsas foram avaliados por um júri independente, do qual fazem parte personalidades como Maria de Belém Roseira (deputada e ex-Ministra da Saúde), Hélder Mota Filipe (Vice-Presidente do Infarmed), José Manuel Pereira de Almeida (Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde), Diana Mendes (Jornalista do Diário de Notícias) e Miguel Sanches (Diretor Médico da Roche) que escolheram os projetos mais originais, focados na defesa dos direitos dos doentes e na promoção da saúde na comunidade.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.