Home » Música & Eventos » FestivaisM » Rock in Rio Lisboa registou o maior retono mediático
Rock in Rio Lisboa registou o maior retono mediático
Rock in Rio Lisboa registou o maior retono mediático

Rock in Rio Lisboa registou o maior retono mediático

O Rock in Rio Lisboa foi o Festival de Verão com maior desempenho de retorno mediático nos meios de comunicação social nacionais, no passado mês de abril. O NOS Alive foi o segundo classificado do Ranking Cision, seguido pelos festivais Meo Marés Vivas, Super Bock Super Rock e NOS Primavera Sound.

A três dias do começo do Rock in Rio (RiR) Lisboa, o festival que conta com nomes como o de Bruce Springsteen, Queen e Maroon 5 regressou ao primeiro lugar do Ranking Cision. Das 478 notícias em que foi identificada a marca RiR, destacam-se as alusões às várias bandas que subirão ao palco do Parque da Bela Vista e as ações de marketing desenvolvidas no âmbito do evento.
O Amazonia Live, primeiro projeto social do Rock in Rio de âmbito global, que visa plantar três milhões de árvores naquela região do Brasil e que apostou, em Portugal, na apresentação de personalidades portuguesas como embaixadoras ambientais, aliado ao leilão de guitarras utilizadas no festival para apoiar a mesma causa, as entrevistas e notícias relativas a Roberta Medina, vice-presidente do festival de música e a apresentação de produtos dos patrocinadores, associados ao Rock in Rio são alguns dos mais consideráveis exemplos.

Os nomes e novidades dos inúmeros artistas que irão atuar no NOS Alive, a partir de 7 de julho, nos palcos do Passeio Marítimo de Algés, foram o tema em destaque nas 396 notícias detetadas com referência ao festival. O programa dos palcos EDP Fado Café e Jardim Caixa e as bandas Radiohead, Sean Riley & The Slowriders e Soulwax foram os principais pontos de interesse mediático.

O MEO Marés Vivas que se irá realizar a partir de 14 de Julho esteve em destaque, no mês passado, pela polémica com a Quercus. A mudança de local do recinto, numa distância de 900 metros relativamente ao espaço anterior, levou à contestação judicial por parte da associação ambientalista Quercus e de um movimento cívico, dizendo que o evento põe em causa as espécies do estuário do Douro. Os promotores e a autarquia afirmam que se trata de uma guerra política e evocam os pareceres do Instituto da Conservação da Natureza. Este foi o foco principal das notícias relativas ao festival de Vila Nova de Gaia.

Durante o passado mês de abril, os festivais de verão reuniram um total de 1.898 notícias, o que se releva um aumento significativo da atenção mediática (57%), em relação ao período homólogo de 2015.

O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado, as oportunidades de visualização, tendo em conta as audiências alcançadas, e o valor do espaço editorial, contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.

O objeto de análise deste estudo são todas as notícias relativas aos diferentes festivais de verão, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2.000 meios de comunicação social (Televisão, Rádio, Imprensa e Online). Neste caso, o Ranking reflete o resultado de 1 a 30 de abril de 2016, com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.

A Cision divulga, mensalmente, uma tabela com os resultados apurados e as consequentes variações observadas. O período temporal sobre o qual a análise incide é sempre o mês imediatamente anterior à elaboração do Ranking.

A Cision é líder global no fornecimento de serviços para planeamento, contacto, monitorização e análise dos media.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.