Home » ZZZ Autores » Carlos F. Carvalho » SALPICOS DO MUNDO

SALPICOS DO MUNDO

AfeganistãoAFEGANISTÃO

  • Atentado em carro bomba mata a deputada Hanifa Safi, uma das principais defensoras das mulheres no Afeganistão. Era conhecida por não cobrir a cabeça e ser contra o conservadorismo interpretativo do Islão. Este atentado chama à atenção para a difícil vivência das mulheres em todo o Islão. Até ao presente momento esta acção ainda não foi reivindicada. Em 2006, Safia Ama Jan, que era responsável pelo departamento de Kandahar dos assuntos das mulheres, foi morta a tiros por Talibãs.

Espanha ESPANHA

  • Em Pamplona nas festas de San Fermin, milhares de pessoas voltam a correr à frente dos touros de lide pelas ruas da cidade, como manda a tradição. Este ano ainda não se registaram mortes, apenas alguns ferimentos numa dezena de aficionados. Estas festas foram popularizadas pelo escritor Ernest Hemingways, no romance “O Sol Também se Levanta”.

 USAESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

  • O comité olímpico americano está com problemas na escolha da roupa que os seus atletas vão usar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos em Londres e isto porque, o patrocinador Ralph Lauren apresentou as suas peças de vestuário com etiquetas “Made in China”, o que levou a acesas críticas por parte de vários sectores da sociedade americana, com especial destaque para os activistas  dos direitos humanos.
  • Agitação sindical no seio da NASA. Um prestador de serviços, mais propriamente a companhia “G4S” que fornece trabalhadores de resgate/emergência e bombeiros nos centros espaciais, pretende fazer cortes salariais na ordem dos 20%  e acabar com os planos de previdência, apesar de ter assumido que no primeiro ano de contrato os mesmos direitos seriam inalterados, tendo esta atitude levado a uma manifestação de trabalhadores no centro espacial kenedy.

Síria SÍRIA

  • As forças governamentais sírias atacaram a vila de Tremseh, com tanques, helicópteros e artilharia pesada, culminando com a morte de 200 pessoas. Se este número vier a ser confirmado será o confronto mais sangrento do presente conflito sírio. kofi Annan ficou chocado ao ter conhecimento destas atrocidades. A agência noticiosa “Sana” relata o facto da seguinte forma; “milícia sanguinária em colaboração com grupos de terroristas armados massacrou os moradores da aldeia de Tremseh… para influenciar a opinião pública contra a síria e o seu povo e provocar a intervenção internacional na véspera de uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas.”

Por: Carlos Fernandes de Carvalho
“escreve sem acordo ortográfico”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.