Home » Uncategorized » Santa Casa de Águeda aposta na poupança energética

Santa Casa de Águeda aposta na poupança energética

A Santa Casa da Misericórdia de Águeda e a SunEnergy, empresa especialista em energias renováveis, formalizaram um contrato que vai permitir àquela instituição social, uma poupança anual de muitos milhares de euros. O acordo prevê a instalação de 368 painéis solares no edifício da Santa Casa em Águeda e na Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda, em Barrô.

“A decisão de avançar para este investimento, para o qual contamos com o apoio da Câmara Municipal de Águeda, vai fazer da Santa Casa da Misericórdia de Águeda uma instituição energeticamente mais autónoma e mais amiga do ambiente. Mas, tendo em conta a nossa missão diária, nomeadamente na assistência a pessoas idosas, nos cuidados continuados de saúde, no apoio a crianças, à juventude e à comunidade, a poupança de mais de 20 000 euros por ano que iremos conseguir com este investimento, será ainda mais importante para podermos prestar um serviço cada vez melhor às largas centenas de pessoas que dependem do nosso trabalho no dia-a-dia” refere António José Mota Rodrigues, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Águeda.

Rui Oliveira, responsável SunEnergy pelo projeto explica que “vamos instalar painéis fotovoltaicos monocristalinos de 310W, 184 painéis em cada um dos dois edifícios (Águeda e Barrô) para produção de energia elétrica a partir do sol. Este projeto com 114kW de potência, permitirá à instituição uma significativa redução da sua fatura energética, bem como, ao nível ambiental, uma redução significativa das emissões de CO2. O projeto vai permitir evitar a emissão de 80 toneladas de CO2 por ano”.

“Este não é o primeiro contrato que fechamos com Instituições Particulares de Solidariedade Pessoal, o que demonstra que as entidades que entendem as vantagens deste tipo de solução são das mais diversas áreas. Temos tido uma procura crescente por parte das IPSSs, até porque, hoje em dia, este tipo de investimentos tem rentabilidades superiores a 20/25 por cento ao ano, não considerando eventuais apoios do Portugal 2020, o que permite canalizar as poupanças obtidas para a melhoria do serviço prestado por estas instituições tão importantes da Economia Social” remata Raul Santos, diretor-geral da SunEnergy.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.