Home » Atualidade » Nacional » Semáforos de Lisboa incorporam tecnologia LED

Semáforos de Lisboa incorporam tecnologia LED

A Câmara Municipal de Lisboa vai reduzir os consumos de eletricidade nos semáforos de toda a cidade em quase 95%, ou seja, uma economia de cerca de 850.000€ por ano, com a substituição de mais de 20 mil lâmpadas convencionais em 8.500 semáforos, por óticas LED mais eficientes e com menores consumos energéticos.

A Galp Energia e pela Vivapower, as entidades selecionadas em concurso público pela CML, iniciam esta segunda feira a implementação do projeto, cujo custo de aquisição e substituição dos novos equipamentos seja integralmente suportado pelo consórcio que constituíram para o efeito, sendo remuneradas pela partilha do valor das economias efetivas proporcionadas à Câmara Municipal de Lisboa, ao longo de um período de 24 meses.

Esta ação insere-se na Estratégia de Eficiência Energética da Câmara de Lisboa, desenvolvida pelo Município e pela Agência de Energia e Ambiente, Lisboa E-Nova.

Segundo o vereador José Sá Fernandes – “O projeto reflete o objetivo de tornar Lisboa uma cidade energeticamente mais eficiente, mas também mais evoluída em matéria de segurança rodoviária, atendendo que a nova tecnologia LED permitirá aumentar a visibilidade nos semáforos.”

Este modelo enquadra-se no programa de eficiência energética para o setor público Eco.AP, sendo o primeiro contrato de performance energética realizado com uma entidade pública em Portugal.
O processo de substituição das 20 mil lâmpadas deverá estar concluído até ao final do ano.

Com este projeto, a Galp Energia reforça a sua presença enquanto operador elétrico no setor do Estado, onde ganhou mais de 75 concursos públicos em 2014, assegurando atualmente o fornecimento de eletricidade a mais de 1.700 instalações públicas, entre as quais todos os hospitais que dependem diretamente do Ministério da Saúde, tribunais, prisões, instalações dos três ramos das Forças Armadas, Polícia Judiciária e outras.

A Vivapower Selfenergy é uma Empresa de Serviços Energéticos (ESE) que atua em todos os domínios da energia, numa perspetiva integrada, nomeadamente nas áreas da Produção de Energia, Sistemas e Soluções de Eficiência Energética, Gestão de Ativos e Celebração de Contratos de Desempenho Energético. Detêm uma vasta experiência e know-how no desenvolvimento de projetos de energias renováveis e eficiência energética nas mais variadas áreas de negócio, com destaque para o setor público, indústria, serviços, transportes, banca, saúde e hotelaria.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.