Home » Atualidade » Nacional » Semana da Visão no âmbito do Dia Mundial da Visão

Semana da Visão no âmbito do Dia Mundial da Visão

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) organiza no âmbito do Dia Mundial da Visão, a 1ª “Semana da Visão” em Portugal, com rastreios no Porto, Coimbra e Lisboa.

De 8 a 15 de Outubro, a SPO vai promover uma série de iniciativas que alertam para os problemas visuais dos portugueses, tendo como principal objetivo, sensibilizar a população para as causas de cegueira que é possível prevenir, incentivando esta prevenção.

Maria João Quadrado, presidente da SPO, afirma que “as pessoas preocupam-se cada vez mais com um estilo de vida saudável, mas muitas esquecem ou desconhecem a necessidade de cuidar da saúde dos seus olhos. A grande maioria das deficiências visuais podem ser evitadas e/ou tratadas. As principais, como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia podem ser corrigidos com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Outros problemas como a catarata, a degenerescência macular da idade, a retinopatia diabética e o glaucoma podem levar a perda da visão quando não detetados atempadamente”.

Entre as várias iniciativas que a SPO vai dinamizar na Semana da Visão, a presidente destaca os rastreios. “O rastreio para a prevenção da cegueira é das estratégias com melhor relação custo-benefício e a observação regular pelo oftalmologista é o mais indicado. As crianças devem ser observadas aos 3 anos, de forma a detetar defeitos que passam despercebidos aos pais”.

O Dia Mundial da Visão tem como objetivo lembrar que as principais causas de cegueira no mundo podem ser prevenidas e/ou tratadas se as populações tiverem acesso a cuidados de saúde adequados.

No dia 8 de Outubro iniciam-se na baixa do Porto os rastreios ao público com divulgação de vários folhetos informativos sobre algumas das patologias cujo tratamento pode fazer alterar o percurso para a perda de visão. No dia 12 de Outubro, os rastreios e ações de sensibilização chegam à baixa de Coimbra e a semana encerra a 15 de Outubro com as ações de rua a decorrerem no centro de Lisboa.

Durantes estas ações, as estátuas que existem nas praças onde irão realizar-se os rastreios, estarão vendadas, simbolizando o combate à cegueira promovido durante esta “Semana da Visão”.

A cada cinco segundos há um adulto a ficar cego no mundo, enquanto a cada minuto o mesmo acontece com uma criança. O Programa da Visão 2020 pretende a prevenção das doenças evitáveis até 2020, de forma a oferecer a todos o direito à visão.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.