Home » Atualidade » Nacional » Seminário “Vida com Dignidade e Qualidade até ao Fim”
Seminário “Vida com Dignidade e Qualidade até ao Fim”

Seminário “Vida com Dignidade e Qualidade até ao Fim”

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, encerra no próximo sábado 14 de Outubro, o Seminário “Vida com Dignidade e Qualidade até ao Fim”, sobre cuidados paliativos, que  junta doentes, cuidadores, profissionais de saúde e jornalistas, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Organizado pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) a iniciativa com entrada livre e gratuita, tem como objetivo promover o debate sobre a acessibilidade aos cuidados paliativos no Serviço Nacional de Saúde.

O Seminário “Vida com Dignidade e Qualidade até ao Fim” surge no âmbito da campanha de sensibilização lançada ao grande público pela APCP a propósito das celebrações do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos que, este ano, tem como lema “Garantir o acesso universal a cuidados paliativos: não deixar ninguém que sofre para trás”.

O Seminário conta com a participação da jornalista Ana Filipa Nunes, como moderadora, do Prof. Doutor Alexandre Castro Caldas e Dr. António Lobo Xavier, como comentadores no painel do debate público, e de dois conceituados especialistas internacionais em Cuidados Paliativos, como palestrantes:

– Prof. Doutor Allan Kellehear, professor de Cuidados em Fim de Vida, na Universidade de Bradford, no Reino Unido, e fundador da primeira unidade académica do mundo de cuidados paliativos em saúde pública, na Austrália. Irá liderar a sessão de esclarecimento sobre o tema “Saúde Pública nos Cuidados em Fim de Vida – Construção de Comunidades e Cidades Compassivas”;

– Prof. Doutor Philip J. Larkin, professor de Enfermagem Clínica (Cuidados Paliativos), na Escola de Enfermagem Obstétrica, e de Sistemas de Saúde na University College Dublin, e Presidente da Associação Europeia de Cuidados Paliativos. Será também o orador de uma sessão sobre os “Cuidados Paliativos como um Direito Humano – Perspetiva de justiça social”.

Durante o encontro científico será ainda apresentado o resultado do Estudo de Perceção “CUIDADOS PALIATIVOS: O QUE SABEM OS PORTUGUESES”, realizado em parceria com a rede de Farmácias Holon, que permitirá avaliar o conhecimento dos portugueses sobres estes cuidados.

O Seminário está sujeito a uma inscrição online obrigatória através do site www.admedic.pt, até dia 10 de outubro.

Ainda no âmbito do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, a APCP irá transmitir um spot de TV, sobre como ter acesso a estes cuidados em Portugal, nos principais canais generalistas, circuito interno de TV do Metro do Porto e em mais de 1.000 salas de cinemas NOS.

Cláudia Borges, Diogo Piçarra, João Paulo Sousa e Luísa Barbosa são os embaixadores desta causa, dando assim voz a mais de 89 mil doentes com necessidades paliativas em Portugal.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.