Home » Ciência & Tecno » Siemens anuncia nova central de ciclo combinado na Turquia

Siemens anuncia nova central de ciclo combinado na Turquia

A Siemens anunciou a conclusão de uma nova central de ciclo combinado na Turquia, a mais eficiente daquele país, mas também de todo o mercado de centrais elétricas da gama de 50 Hz, ao atingir um nível de eficiência de cerca de 61 por cento.

Concluída dois meses antes do prazo acordado, num tempo recorde de apenas 23 meses, esta central elétrica alimentada por combustíveis fósseis tem como componente-chave uma turbina a gás SGT5-8000H e uma capacidade instalada de 600 megawatts.

A central de ciclo combinado de Cengiz Enerji Samsun é extremamente flexível e foi concebida para 200 arranques por ano. Após um período de inatividade de seis horas, a central consegue atingir a carga plena em menos de 30 minutos e, além disso, responde muito rapidamente a oscilações da rede e consegue adaptar a sua produção em mais de 35 MW por minuto para satisfazer os requisitos de energia do momento.

Para a central de eixo único de Cengiz Enerji Samsun, a Siemens forneceu uma ilha de potência constituída por uma turbina a gás SGT5-8000H, uma turbina a vapor SST5-5000, um gerador SGen5-3000W,o sistema elétrico e o sistema SPPA-T3000 I&C. A empresa também forneceu um gerador de vapor de recuperação de calor Benson e os sistemas auxiliares e complementares para a central. Além disso, a Siemens assinou um contrato de manutenção de longo prazo para os principais componentes. A Cengiz, por sua vez, foi responsável pela construção e pelos trabalhos de instalação na central.

A frota instalada pela Siemens desta turbina a gás, recordista mundial da classe H da empresa e com um elevado grau de fiabilidade e disponibilidade de arranque, já acumulou mais de 150.000 horas de serviço equivalentes. Até agora a Siemens já vendeu 44 turbinas a gás de classe H em todo o mundo, das quais 16 estão já em funcionamento com muito sucesso, fazendo com que esta turbina a gás seja a mais bem-sucedida desta classe de eficiência no mercado mundial.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.