Home » Economia » Empresas » SISCOG e NSB Norueguesa celebram 10 anos de parceria

SISCOG e NSB Norueguesa celebram 10 anos de parceria

A portuguesa SISCOG e os Caminhos-de-Ferro Noruegueses (NSB), estão a celebrar o 10º aniversário da parceria que assegura a utilização diária do TPO, o sistema de planeamento de operações na ferrovia nacional da Noruega.

O TPO, sistema fornecido pela SISCOG baseado no seu produto CREWS, tornou-se totalmente operacional na NSB em 2005 e desde então tem acompanhado o crescimento da empresa em diversas áreas, nomeadamente o aumento de 50% do tráfego de passageiros desde 2007.

Desde há 10 anos que o TPO tem estado em completa e contínua utilização e tem permitido ao operador Norueguês optimizar o planeamento e gestão de diferentes tipos de pessoal.

A SISCOG é uma empresa de software especializada em soluções para o planeamento e gestão optimizados de recursos de empresas de transporte.

Para a NSB, o TPO marcou o início de um projecto que viria a revolucionar a forma como o planeamento operacional era feito até então, o que afectou métodos e crenças de trabalho e, consequentemente, eliminou ineficiências e a propensão para erros.

Para a SISCOG este projecto foi um marco histórico: após ser escolhida de entre 13 empresas num concurso público internacional e depois de auditada por uma consultora multinacional, a SISCOG teve a oportunidade de mostrar as suas capacidades a mais um exigente cliente Escandinavo.

Actualmente, o TPO, um sistema baseado no já premiado produto CREWS, contribui para o planeamento eficiente de mais de 24 bases de pessoal e 2.000 pessoas, incluindo maquinistas, revisores e pessoal do centro operacional, abrangendo todas as fases de planeamento, desde o longo prazo até ao despacho no dia da operação.

Nas palavras de Peter Hausken, Director de TI das Operações da NSB, “o TPO ajudou a NSB a melhorar a qualidade dos seus planos e relatórios e permitiu a utilização uniforme de regras e regulamentos, para além de prevenir violações acidentais ou má interpretação de regras”.

Para celebrar esta data, e num gesto simbólico, a SISCOG ofereceu à NSB um astrolábio, uma ferramenta de medição de ângulos utilizada pelos exploradores marítimos Portugueses no século XV nas suas navegações. Na entrega do astrolábio, João Pavão Martins, CEO da SISCOG, expressou o seu desejo de que “a SISCOG e o TPO possam ajudar sempre a NSB a encontrar melhores formas de navegar num futuro sempre em constante mudança”.

Sobre a SISCOG

Fundada em 1986, a SISCOG é uma empresa 100% portuguesa, que se dedica ao desenvolvimento de software para o planeamento e gestão optimizados de recursos, utilizando uma combinação de técnicas de Inteligência Artificial e de Investigação Operacional. A SISCOG Suite é composta pelos produtos ONTIME, para a criação e actualização de horários, FLEET, para o planeamento e gestão de veículos e CREWS, para o planeamento e gestão de pessoal.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.