Home » Sociedade » Escolas e universidade » Sondagens e estudos de opinião na Universidade de Aveiro

Sondagens e estudos de opinião na Universidade de Aveiro

A UNAVE-Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, promove nos próximos dias 11 e 14 de setembro, uma formação intensiva sobre Sondagens e Estudos de Opinião Política.

Ministrada por dois especialistas, a UNAVE, atenta ao momento político que o país vive, em véspera de eleições legislativas, lança esta iniciativa, com o objetivo é transmitir aos formandos alguns conhecimentos e competências mínimas de maneira a que passem a ter uma visão mais informada e esclarecida sobre o papel e a importância das sondagens no contexto do marketing político e eleitoral, a fundamentação teórica destes estudos, a sua implementação, as metodologias utilizadas e alguns requisitos de aplicação a problemas relacionados com a análise e interpretação dos resultados.

Aberto ao público em geral, este curso poderá interessar, particularmente, aos agentes políticos, membros e dirigentes de organizações políticas e partidárias, profissionais de estudos de mercado e marketers, a jornalistas e assessores de comunicação, entre outros, além de estudantes de Comunicação, Sociologia e Ciência Política.

Com uma duração de oito horas, em horário pós-laboral (18h00 – 22h00), repartidas por dois dias, 11 e 14 de setembro, e tem como conteúdos principais:

Sessão 1 – Sondagens e estudos de opinião política e previsão eleitoral

• O papel das sondagens na comunicação política de Marketing;
• Sondagem, instrumento de pesquisa e ferramenta de apoio à decisão;
• Estudos de opinião política e sondagens eleitorais;
• O Estado de Arte das sondagens políticas e eleitorais em Portugal.

Sessão 2 – Implementação, tratamento e análise de resultados

• As diferentes abordagens na recolha de dados e os seus problemas;
• Trabalhos de campo, tratamento dos dados e qualidade da informação;
• A ficha técnica, a análise dos resultados e as polémicas de interpretação;
• Manual rápido para avaliação da qualidade de uma sondagem eleitoral.

A formação será assegurada pelos professores José Albergaria, professor adjunto do ISCA-UA e diretor do CIMAD – Centro de Investigação em Marketing e Análise de Dados e Sérgio Barreto, também professor do ISCA-UA e dirigente do CIMAD.

Informação mais detalhada e inscrições disponíveis no site da UNAVE. Em caso de dúvida, é favor contactar Dulce Alegria, através do e-mail dulce.alegria@ua.pt ou do telefone 234 370 833.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.