Home » Saúde » SPAVC apresenta estudo sobre a reabilitação em Unidades de AVC
SPAVC apresenta estudo sobre a reabilitação em Unidades de AVC

SPAVC apresenta estudo sobre a reabilitação em Unidades de AVC

A 9.ª Reunião Nacional das Unidades de AVC, iniciativa da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) vai ter lugar na próxima sexta feira, 26 de Outubro, no Hotel Olissippo Oriente, em Lisboa.

O programa de trabalhos integra a apresentação dos resultados do estudo “Caracterização da avaliação e tratamento de reabilitação nas Unidades de AVC em Portugal”, que analisou as áreas essenciais ao desempenho da reabilitação em contexto de Unidades de AVC (UAVC).

Para a fisiatra Dr.ª Ana Alves, o estudo que a SPAVC apresenta esta sexta-feira tem por base um “questionário desenvolvido a partir das orientações mais atuais de reabilitação nas UAVC, realizado em visita presencial a todas as UAVC do território nacional, ilhas incluídas”. O inquérito que foi implementado pelo grupo de trabalho constituído pelas fisiatras, Dr.ªs. Ana Alves, Bárbara Moreira Cruz e Joana Teles Sarmento, “abrangeu especificamente as áreas essenciais ao desempenho da reabilitação, em contexto de unidades de AVC. O que quisemos saber”, esclacereu a médica, “foi como os diferentes hospitais e respetivas equipas se encontram segundo as orientações emanadas das principais organizações científicas, nacionais/internacionais da reabilitação do AVC. Em que ponto estamos? O que pode ainda ser melhorado? O que está bem implementado? Para que a qualidade nos cuidados de saúde cresça e melhore é fundamental esta monitorização”, destacou.

A Dr.ª Ana Alves avançou que “não é fácil fazer uma leitura linear dos dados obtidos porque aquilo que avaliámos não expressa toda a complexidade da atuação da reabilitação mas, dentro das suas limitações, permite-nos perceber como estamos a atuar na fase aguda do AVC ao nível da reabilitação, apontando já algumas direcções futuras”. Por exemplo, as abordagens terapêuticas que se revelaram eficazes neste estudo devem ser implementadas na prática clínica diária para que haja um impacto positivo na saúde das populações.

Nas visitas às UAVC estiveram sempre presentes um ou mais elementos do grupo de trabalho, e o médico responsável e/ou médico fisiatra da UAVC. “Estas visitas presenciais permitiram-nos conhecer de perto as diferentes realidades e o modo como as equipas se articulam, dentro das suas particularidades”, explicou a Dr.ª Ana Alves. “Este estudo vem reforçar a importância do trabalho conjunto em equipa que, embora desafiante, revela-se muito mais completo e gratificante para sobreviventes AVC/cuidadores e profissionais de saúde”, afirmou.

Para além desta apresentação enquadrada na sessão sobre “Reabilitação no AVC”, a 9.ª Reunião Nacional das UAVC abordará temáticas como “Disfunção nervosa superior pouco comum ou mais escondida, no AVC agudo”, “Crises epiléticas no AVC isquémico agudo”, “Organização regional da terapêutica de reperfusão”, entre outros tópicos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.