Home » Sítios & Viagens » Noticia de Turismo » Sugestões para uma Páscoa mais tradicional em Portugal
Sugestões para uma Páscoa mais tradicional em Portugal
Sugestões para uma Páscoa mais tradicional em Portugal

Sugestões para uma Páscoa mais tradicional em Portugal

Com o aproximar das celebrações da páscoa, quadra em que inúmeros portugueses aproveitam para limpar o stress do dia a dia e vivenciar a tradição, participando ou visitando as melhores festas que o país tem para oferecer, a momondo sugere uma lista de espaços e locais que vale a pena visitar.

1. Minho

No Minho, uma das maiores tradições é o Compasso: um grupo liderado pelo pároco carrega um crucifixo e percorre as casas para as benzer, sendo recebido com um folar ou um cabrito.
Em algumas freguesias de municípios como Ponte de Lima e Viana do Castelo, existe ainda a tradição do Jantar do Mordomo da Cruz – toda a freguesia se junta e elege um mordomo, cuja tarefa é transportar a cruz e oferecer o almoço a todos.

2. Braga

A tradição em Braga já dura há vários séculos e, se está a planear visitar esta cidade, esta é a altura ideal. Embora conte com inúmeras celebrações religiosas ao longo da Semana Santa, o ponto alto da semana é a Vigília Pascal e a Procissão da Ressurreição na noite de sábado para domingo, com início na Sé Catedral.
Não perca a oportunidade de passear pela Rua do Souto, decorada com lençóis roxos e adornos alusivos à Paixão de Cristo, onde poderá assistir a diversas procissões. Uma visita à Sé Catedral, ao Tesouro-Museu da Sé e às Capelas Catedral e Coro Alto é também indispensável para tirar todo o partido do que Braga, e esta época, têm para lhe oferecer.

3. Óbidos

A Semana Santa de Óbidos evoca a Paixão e a morte de Cristo, impulsionando multidões que se juntam pela religião e pela cultura. A Quaresma inicia-se com a Procissão da Ordem Terceira, que conta com inúmeros andores decorados com as mais belas flores. O seu ponto alto é na sexta-feira Santa, com a Procissão do Enterro do Senhor, cuja iluminação apenas se assegura por archotes colocados estrategicamente ao longo do percurso. No domingo de Páscoa, a Procissão Eucarística, que junta representantes de diversas paróquias, dá como terminadas as cerimónias.

4. Montalegre

Considerada uma festa “à moda portuguesa”, a Semana Santa de Montalegre alia a tradição religiosa a momentos de sátira e humor. Recorrendo ao elemento fogo, que simboliza a luta do Homem contra as trevas, a Queima do Judas consiste na queima de um boneco de palha, expressando a luta contra o mal. Com missas e cortejos, esta é uma festa que junta a antiguidade com a atualidade nacional e é graças a esses mesmos motivos uma das Semanas Santas mais populares de Portugal.

5. Entre-os-Rios e Torrão

Mostrando-se como uma celebração mais recatada do que as anteriores, a Semana Santa de Entre-os-Rios e Torrão é ideal se procura algo diferente. Com cerca de três séculos de tradição, as margens dos rios Tâmega e Douro são enfeitadas com velas e, assim, iluminam totalmente a procissão que representa o percurso feito pelo Senhor dos Passos.
Numa noite em que cânticos e orações oferecem um momento espiritual, a eletricidade da cidade é totalmente cortada e a iluminação é feita meramente com velas, oferendo assim uma atmosfera ainda mais mágica.

Se ainda não sabe onde vai passar a Páscoa este ano, deixe-se envolver por qualquer um destes destinos onde, além das procissões e festividades, certamente poderá apreciar um bom folar, borrego ou até cabrito, sem se esquecer do ovo da Páscoa para o afilhado.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.