Home » Ambiente & Natureza » “SUMINHOS” um jogo de sensibilização ambiental lançado em Valença
“SUMINHOS®” uma iniciativa do Municipio de Valença em parceria com a Suma

“SUMINHOS” um jogo de sensibilização ambiental lançado em Valença

A campanha “SUMINHOS” uma iniciativa do Municipio de Valença em parceria com a Suma, vai ter início no próximo dia 13 de Fevereiro e durante dois dias, será dirigido a oito escolas do concelho, com o envolvimento de mais de duzentos e noventa alunos.

A campanha “SUMINHOS” baseia-se num jogo de dominó de correspondência, que aborda os vários conceitos relacionados com a gestão de Resíduos, ao nível da responsabilidade do produtor “Reciclar; Reutilizar; Prevenir; Reduzir; Respeitar e Responsabilizar”, bem como os procedimentos a adotar em matéria de acondicionamento e deposição de RSU, dejetos caninos e compostagem.

Esta ação vai ser desenvolvida através de metodologias de contacto pró-ativo, com recurso à exploração de um dominó gigante.

O incentivo à prática do jogo em casa procura garantir que os conteúdos explorados na sala de aula são transmitidos aos Pais ou Encarregados de Educação, de forma a potenciar o envolvimento da Família nuclear.

O dominó dos “SUMINHOS® constitui, um material para estimular aprendizagens sobre o exercício da Cidadania, dentro da sala de aula, mas também na Comunidade extra-escolar.

Sobre Educação e Sensibilização Ambiental:

O património detido pela SUMA, ímpar em Portugal nesta área, a nível dos organismos privados ou públicos, traduz-se em mais de quatro centenas de ações, concebidas e concretizadas no terreno; Programas de Educação Ambiental, vocacionados para intervenções mais consolidadas e abrangentes; e Unidades Móveis de Sensibilização – LIXOTECA®, REUTILÂNDIA® e CIDADÓMETRO® e ECOSCÓPIO, projetos itinerantes de caráter único no País, amplamente difundidos nos Órgãos de Comunicação Social, que potenciam a aquisição de competências individuais de Cidadania Ativa relacionadas com a utilização dos espaços e equipamentos públicos.

Tida como um compromisso de rigor e enquadrada na Política de Qualidade incremental da SUMA, a área de Educação e Sensibilização Ambiental é atualmente objeto de certificação pela APCER, segundo as normas de Qualidade, Ambiente e Segurança.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.