Home » Saúde » Think Tank debate no CCB o estudo “Cancro 2020″
Think Tank debate no CCB o estudo “Cancro 2020"
Think Tank debate no CCB o estudo “Cancro 2020"

Think Tank debate no CCB o estudo “Cancro 2020″

Médicos, gestores e investigadores, vão debater os resultados da investigação “Cancro 2020: Podemos fazer ainda melhor”, na quarta edição do “Think Tank”, que decorre no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB) na próxima terça feira (13) a partir das 9h.

O evento conta com a participação de Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde e de vários especialistas, entre os quais, Sobrinho Simões, Médico, Investigador e Diretor do IPATIMUP, Gabriela Sousa, Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia, Henrique Luz Rodrigues, Presidente do Infarmed e Helena Sacadura Cabral, economista e escritora.

O “Think Tank”, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP/UNL), reune um conjunto de especialistas em saúde e peritos nacionais que implementaram o estudo “Cancro 2020: Podemos fazer ainda melhor”. “Todos os doentes devem receber a mesma qualidade de tratamento independentemente do hospital onde são seguidos”, esta é uma das principais conclusões da pesquisa, que definiu uma agenda comum para tratar o cancro em Portugal, para além de indicar pontos críticos e recomendações das Associações de Doentes.

“Pretendemos contribuir para a redefinição dos modelos organizacionais e de financiamento, numa altura em que a eficiência do Serviço Nacional de Saúde depende da capacidade das instituições para trabalharem em conjunto, numa estratégia verdadeiramente orientada para as necessidades dos doentes e para a criação de valor em saúde”, afirma Rute Simões Ribeiro, investigadora principal do estudo, da ENSP/UNL.

O projeto, desenvolvido com o apoio da Roche, coloca o cidadão no centro da discussão, numa ótica de humanização e partilha de informação. O estudo contou com a participação de associações de doentes, médicos, gestores e administradores hospitalares, representantes de centros de saúde, investigadores, indústria e organismos oficiais, com competências distintas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.