Home » Economia » Negócios » Tribunal de Contas Europeu reconhece o desempenho do BICMINHO

Tribunal de Contas Europeu reconhece o desempenho do BICMINHO

O Centro Europeu de Empresas e Inovação do Minho está entre as melhores incubadoras europeias, segundo um relatório recente do Tribunal de Contas Europeu que reconhece o desempenho, das incubadoras da rede dos “Business Innovation Centre (BIC)”, onde se insere o BICMINHO, face a outras incubadoras europeias.

O BICMINHO – Centro Europeu de Empresas e Inovação do Minho, viu recentemente o seu trabalho reconhecido ao ser distinguido entre as melhoras incubadoras europeias. Esta foi a conclusão do relatório “O FEDER foi bem-sucedido no apoio ao desenvolvimento de incubadoras de empresas?”, do Tribunal de Contas Europeu.

Este estudo analisou os perfis, os serviços, os indicadores-chave de desempenho (KPIs) e a proposta de valor de 60 incubadoras de empresas que receberam fundos do FEDER, localizadas em seis países da União Europeia, e comparou-os com os resultados dos EU | BIC certificados pela EBN – European Business & Innovation Centre Network.

A principal conclusão do estudo foi que, apesar da importante contribuição dos fundos do FEDER para a criação de infraestruturas adequadas, o desempenho das incubadoras auditadas foi modesto e dececionante. Esta conclusão baseia-se no facto de que”…tem-se prestado pouca atenção para a eficácia das funções de apoio às empresas e empreendedores prestados pelas incubadoras…”. Por oposição, o relatório reconhece claramente que “… A eficácia das incubadoras certificadas pela EBN, tidas como referência… é muito superior… e o apoio oferecido aos empreendedores vai muito além da incubação física… contribuindo para uma elevada taxa de criação de start-ups…”.

Constituído em novembro de 2000, o BICMINHO apresenta-se como um centro de apoio à criação de empresas, cuja missão se prende com o contributo para a criação de novas gerações de Pequenas e Médias Empresas (PME) inovadoras e para o desenvolvimento e modernização das empresas existentes. O intuito é promover o empreendedorismo e a inovação, fomentando assim a criação de negócios com características inovadoras e reduzir a taxa de insucesso empresarial.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.