Home » Sítios & Viagens » Noticia de Turismo » Turismo do Algarve cresceu no 1º Semestre do ano
Turismo do Algarve cresceu no 1º Semestre do ano

Turismo do Algarve cresceu no 1º Semestre do ano

A atividade turística no Algarve registou sinais positivos no primeiro semestre de 2019, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que indicam um aumento de 7,9% nos proveitos totais (que atingiram os 431,3 milhões de euros), de 9,3% no número de hóspedes (com um total de 2,17 milhões hóspedes) e de 3,3% nas dormidas (com um total de 8,62 milhões dormidas) face ao mesmo período de 2018.

Para estes resultados contribuíram quer o desempenho positivo do mercado interno com mais 12,8% de hóspedes (total de 592 mil) e mais 11,3% de dormidas (total de 1,70 milhões dormidas de portugueses), quer o crescimento de turistas estrangeiros com mais 8% de hóspedes (total de 1,58 milhões) e mais 1,5% nas dormidas (6,91 milhões de dormidas de não residentes).

Contrariando os resultados dos últimos dois anos, o mercado britânico cresceu, sendo que no primeiro semestre de 2019 teve um aumento de 6,8% no número de hóspedes (total de 548,6 mil) e de 1,9% nas dormidas (total de 2,64 milhões). Quando analisadas as dormidas, este foi aliás o principal mercado externo para o desempenho turístico da região, seguindo-se a Alemanha (com 833,7 mil dormidas) e a Holanda (com 603,3 mil dormidas).

De registar ainda o contributo do mercado italiano, que verificou um aumento expressivo de 61,5% no número de hóspedes (total de 32,2 mil) e de 62% nas dormidas (total de 99,1 mil). Relevante foi ainda o crescimento dos mercados emergentes como o Brasil, que subiu 30,6% no número de hóspedes (total de 34,3 mil) e de 34,4% nas dormidas (total de 87 mil), e os Estados Unidos da América com um crescimento de 14,6% no número de hóspedes (total de 42,3 mil) e de 12,4% nas dormidas (total de 111,4 mil).

O crescimento foi igualmente registado no fluxo aeroportuário, com mais 6,6%, totalizando 2,01 milhões de passageiros desembarcados no aeroporto de Faro.

Para João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), «os resultados turísticos deste primeiro semestre são positivos, sobretudo porque traduzem um crescimento dos proveitos superior ao da procura, bem como o empenho dos operadores públicos e privados em reforçar o Algarve como destino turístico».

O responsável destaca: «Graças ao trabalho conjunto, conseguimos manter um bom desempenho junto do mercado britânico, não obstante a incerteza gerada pelo Brexit. Mas conseguimos também conquistar um crescimento junto de importantes mercados emissores como o Brasil e os EUA, refletindo a eficácia dos planos de diversificação de mercados que estão em curso».

Região de Turismo do Algarve (RTA)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.