Home » Atualidade » Nacional » Uber lidera reclamações no transporte de passageiros
Uber lidera reclamações no transporte de passageiros

Uber lidera reclamações no transporte de passageiros

A Uber foi alvo nos primeiros cinco meses de 2018, de um aumento significativo das queixas, comparativamente com o período homólogo, segundo o Portal da Queixa que analisou as reclamações dirigidas às duas principais marcas de transporte de passageiros em veículos ligeiros, Táxis e Uber.

Até ao final de maio do ano passado, foram dirigidas à Uber 33 reclamações e, em 2018, em apenas cinco meses, já foram registadas na plataforma do Portal da Queixa cerca de 70 reclamações, um aumento de 112% das queixas desde o início do ano.
No mesmo período em análise, a ANTRAL (Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros – entidade que representa a Táxi – registou apenas 36 reclamações (2018), um aumento de 44% face ao ano anterior (25 reclamações).

Neste momento, Uber e ANTRAL estão com uma diferença de apenas 56 queixas, facto que coloca os táxis em evidência, uma vez que, a ANTRAL está presente no Portal da Queixa desde 2012, com quase o mesmo número de reclamações do que a Uber que está presente na plataforma deste 2016.

As duas marcas de mobilidade no transporte de passageiros em veículos ligeiros apresentam são alvo dos mesmos motivos de insatisfação por parte dos seus utilizadores, mas em escalas diferentes. Cobranças indevidas e tarifas abusivas, falhas nas emissões de faturas, irresponsabilidades e má educação dos motoristas são os principais motivos das reclamações dirigidas à Uber, como aos Taxis.

Um consumidor deixou a seguinte mensagem dirigida à Uber, no Portal da Queixa em 25 de abril de 2018.

“Serve o presente para reportar uma irregularidade referente a uma tarifa que me foi cobrada ontem à noite pela Uber percurso de Lisboa a Oeiras num valor superior a 60 euros. De sublinhar que, horas antes fiz o mesmo percurso (Oeiras -Lisboa) por cerca de 16€ (tenho comprovativos de tudo), num operador da concorrência, o que é manifestamente desajustado e abusivo. Não consigo entrar em contato diretamente com um serviço de assistência deste operador e tive de enviar uma mensagem cujo campo não era o adequado para esta situação concreta a solicitar que procedam à revisão da tarifa aplicável e à cobrança do justo valor, sob pena de proceder a uma reclamação junto do regulador do respetivo setor, da defesa do consumidor e das demais instâncias competentes”.

Das diversas reclamações registadas no Portal da Queixa, os principais motivos de insatisfação dirigidos apenas à Uber prendem-se com a falha no serviço e com débitos realizados sem pedido de transporte.

Uber não responde aos problemas dos consumidores

A ausência de resposta, apenas 14 respostas em 229 reclamações e a baixa taxa de resolução dos problemas dos consumidores, coloca a Uber com um baixo Índice de Satisfação, atribuído pelos consumidores no Portal da Queixa – 34.9% em 100%. As 14 respostas verificadas foram dadas até 1 de fevereiro, sendo que, depois dessa data, não houve qualquer interação por parte da marca.

Por sua vez, a Antral, apresenta uma taxa de resposta de 99% e o seu Índice de Satisfação é de 52.4% em 100%.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.